Meta revela protótipos para headsets VR mais acessíveis

Meta revela protótipos para headsets VR mais acessíveis

O Meta, em rumo a expansão do metaverso, revelou novos protótipos de telas para os headsets VR mais acessíveis e ultra realistas.

Os protótipos foram apresentados pelo CEO do Meta, Mark Zuckerberg, e por Michael Abrash, chefe do Reality Labs,  divisão do Meta que trabalha no desenvolvimento de tecnologias de realidade virtual.

A apresentação aconteceu durante um evento virtual na semana passada, que focou nos protótipos que, de acordo com o Meta, são “máquinas do tempo”. Desse modo, o Meta quis dizer que os protótipos para os próximos headseats VR servirão para testar um recurso específico.  Confira o vídeo abaixo.

“Eu não acredito que vai demorar muito tempo até podermos criar cenas com alta fidelidade”, afirmou o CEO do Meta sobre o avanço que os protótipos de tela representam para os próximos headsets VR.

 Leia também: O metaverso custou ao Facebook US$ 10 bilhões em 2021

Embora os protótipos ainda estejam longe de chegar às lojas, os designs de codinomes Butterscotch, Starburst, Holocake 2, and Mirror Lake, podem ser uma boa alternativa à tela atual do Oculus Quest 2, o dispositivo VR do Meta.

Entre esses recursos, a empresa cita telas com altíssima resolução, o que, segundo Zuckerberg, é uma etapa da empresa que significa um grande passo rumo ao realismo.

O protótipo Butterscotch, por exemplo, visa ter uma tela que transmita imagens com qualidades extramente realistas, algo que os headsets VR mais caros já conseguem fazer.

O protótipo Butterscoth. Créditos: Meta

O Starbust, assim como o Butterscotch, ainda está longe de aparecer no mercado, mas também visa ter um avanço similar, fornecendo imagens com HDR.

Em contrapartida, o Holocake 2 é o protótipo que explora as opções do Meta em criar headsets VR que sejam mais leves e compactos, sucedendo um design criado pela empresa em 2020.

O Holocake 2. Créditos: Meta

Além dos protótipos citados acima, a apresentação também abordou o Half Dome. Esse será um protótipo para headsets VR que poderá alterar os planos focais com base para onde o usuário estiver olhando.

Meta lançará duas linhas de headsets VR com os novos protótipos 

Apesar de as tecnologias de tela serem apenas uma peça do quebra-cabeça rumo ao realismo máximo em dispositivos VR, com esse avanço do Meta, novos caminhos podem surgir.

Além disso, de acordo com Mark Zuckerberg, o Meta irá lançar um headset VR topo de linha ainda neste ano. O dispositivo será parte do Projeto Cambria, que a empresa anunciou no ano passado.

O então Projeto Cambria desenvolve um headset de realidade virtual, bem como de realidade mista, graças às câmeras de alta resolução que transmitem um feed de vídeo para uma tela interna.

O headset VR que surgirá do Projeto Cambria também terá monitoramento ocular. Segundo o CEO do Meta, esse será um recurso crucial para os próximos headsets da empresa.

Meta protótipos headsets VR
Todos os protótipos para headsets VR da empresa. Créditos: Meta

Com isso, os planos de Mark Zuckerberg com os protótipos de headsets VR do Meta é lançar duas linhas desses dispositivos. Uma linha continuará a ter um preço acessível com o foco no uso de consumidores, assim como o Oculus Quest 2 nos parâmetros econômicos americanos.

Por outro lado, a segunda linha irá incorporar a tecnologia mais recente da empresa e terá como foco o mercado para profissionais do ramo.

Por fim, é importante frisar que os headsets VR do Meta serão parte da atual estratégia da empresa junto dos óculos de realidade aumentada. Sobre os óculos AR, o lançamento inicial será para desenvolvedores.

Google mostra óculos de realidade aumentada com tradução simultânea

Fonte: UploadVR

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X