Manipulado: Samsung estaria divulgando especificações falsas de suas TVs

Manipulado: Samsung estaria divulgando especificações falsas de suas TVs

A Samsung foi pega trapaceando em testes de televisores. Aparentemente, a companhia projeta suas TVs para reconhecer e reagir aos padrões de teste usados por diversas empresas. A Samsung prometeu fornecer atualizações de software para resolver a situação.

Revisores, calibradores e órgãos de certificação normalmente usam uma janela de 10% para testes de HDR (High Dynamic Range). Isso significa simplesmente que apenas 10% da tela é usada para os testes.

Leia também
Samsung explica como smartphones dobráveis são projetados
Samsung lança no Brasil TV gamer QN90B por a partir de R$ 5.414

A Samsung projetou suas TVs para reconhecer este e outros tamanhos de janela comumente usados, após o qual a TV ajusta sua saída de imagem para que as medições pareçam mais precisas do que a imagem realmente é. Ao usar uma janela não padrão, como 9%, o algoritmo de trapaça não é ativado. Assim a TV revela suas cores verdadeiras.

Resultados incongruentes descobertos

Vincent Teoh, do canal HDTVTest, identificou e documentou o problema pela primeira vez na TV S95B QD-OLED da Samsung. Outro site que identificou e documentou o problema foi o FlatPanelsHD, desta vez na TV LCD QN95B ‘Neo QLED’, também da Samsung. Aqui a trapaça ficou ainda mais escancarada.

A TV QN95B não apenas altera seu rastreamento de cor e luminância durante as medições para parecer mais preciso, mas também aumenta o brilho de pico momentaneamente em até 80%! Ou seja, ele salta de 1300 nits para 2300 nits.

Isso é possível porque a fonte de alimentação pode enviar rajadas curtas para a luz de fundo do miniLED. Essas rajadas curtas não podem ser sustentadas sem danificar o painel. Na análise do FlatPanelsHD sobre a QN95B não foram encontradas evidências de que a TV ultrapasse 1300 nits em uso real.

Abaixo você vê um comparativo gráfico dos resultados. A primeira imagem usa uma janela de 10%. Portanto, os resultados foram adulterados pelo algoritmo da Samsung. Já a segunda imagem mostra os resultados de uma janela de 9%, portanto, os resultados reais.

Resultado dos testes com janela de 10%
Resultado dos testes com janela de 9%

Entendendo os gráficos

Concentre-se nos gráficos ‘EOTF‘ e ‘Luminance‘, localizados à direita. A linha amarela é o alvo de referência enquanto a linha cinza representa as medições. O fato da linha cinza ser muito maior ao usar o teste de janela de 9% significa que a QN95B, na realidade, tem uma imagem geral significativamente mais brilhante.

Observe também como o brilho de pico (Y Max) é muito menor ao testar com uma janela de 9%. A análise completa pode ser lida neste link, em inglês. De certa forma, é normal os fabricantes de TV aumentarem as cores e promoverem alterações na aparência das cenas claras ou escuras para fazer com que suas TVs se destaquem em uma vitrine, por exemplo. Se você gosta disso, basta selecionar o modo ‘Padrão’, ‘Dinâmico’ ou ‘Vívido’ da TV. No entanto, o que a Samsung está fazendo é tentando enganar os sites de reviews e os órgãos de certificação para que suas TVs tenham um desempenho melhor nos testes.

Samsung responde as acusações

A Samsung comentou as acusações do site FlatpanelsHD:

A Samsung continua comprometida com a inovação implacável para fornecer a melhor qualidade de imagem aos nossos consumidores. Para fornecer uma experiência de visualização mais dinâmica para os consumidores, a Samsung fornecerá uma atualização de software que garante brilho consistente do conteúdo HDR em uma ampla faixa de tamanho de janela além do padrão da indústria”, escreveu a sede da Samsung em comunicado ao FlatpanelsHD.

A declaração faz parecer quase como se a Samsung dissesse que vai expandir seu algoritmo de trapaça para cobrir mais tamanhos de janela. Mas isso é obviamente algo que será examinado em análises futuras.

A empresa prometeu que uma atualização de software será fornecida para a QN95B “em breve”. Ela não comentou sobre outros modelos de TV que só podemos supor que tenham o mesmo algoritmo de trapaça embutido.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X