Hangouts será encerrado de vez em novembro

Hangouts será encerrado de vez em novembro

O Google já anunciou que os dias do Hangouts já estão contados. Literalmente. A empresa já avisou que o aplicativo de mensagens terá seu fim em novembro deste ano, 2022. A novidade não é exatamente uma surpresa, uma vez que ele já vem sendo substituído pelo Google Meet ou Google Chat há alguns meses.

O empenho em focar nos novos aplicativos fez com que o Google decidisse que não vale mais a pena gastar tempo e dinheiro com o antigo, que será descontinuado. Inclusive o serviço já tinha sido encerrado de vez para os clientes do Workspace em fevereiro, embora ainda estivesse ativo para usuários pessoais e gratuitos.

Leia também:

Google Hangouts já começa a ser substituído pelo Google Chat
Hangouts começa a ser desativado para dar espaço ao Google Chat

Hangouts só funcionará no Gmail até mês que vem

Hangouts

A partir de agora, quem ainda utiliza o aplicativo do Hangouts em seus dispositivos começará a receber mensagens solicitando a migração para o Google Chat. Ao fazer isso, já não será mais possível retornar ao Hangouts, já que a ideia é realmente descontinuar o aplicativo para que ele deixe de existir.

Para quem usa o Hangouts para desktop, o prazo é o mesmo para o aplicativo de dispositivos móveis, ou seja, novembro de 2022. Porém para quem usa o serviço associado ao Gmail pelo navegador, o prazo é ainda mais curto. Ele só funcionará no Gmail até julho.

Ou seja, a partir do mês que vem os usuários terão que mudar para o Google Chat no Gmail, e é também o período em que o Chat vai liberar o seu mais novo layout como uma espécie de consolidação e também para se aproveitar dessa migração.

De qualquer forma, o Google afirmou que vai enviar mensagens e avisos para os usuários com, pelo menos 1 mês de antecedência para que ninguém seja pego de surpresa. Isso é importante, já que mesmo que esteja perto do fim, o Hangouts ainda seja muito popular entre os usuários.

Ainda no ano passado, o Hangouts teve mais de 5 bilhões de downloads só no Android, o que mostra que ele ainda é um sucesso no dispositivo móvel. Ele já foi removido das principais lojas de aplicativos, mas ainda assim é muito utilizado, tornando o processo de migração mais delicado.

Google Chat é o novo serviço de mensagens principal da empresa

Hangouts

O Google Chat chega como a opção mais moderna do Google para quem quer trocar mensagens através dos seus serviços, substituindo assim tanto o Hangouts quanto o GTalk, como uma evolução. Vale lembrar que os recursos de áudio e vídeo do Hangouts serão migrados para o Meet, que é focado justamente em chamadas desse tipo.

Ainda assim, o Google Chat também vai receber novidades em pouco tempo trazendo esse tipo de função, ou seja, com capacidade para realizar chamadas diretas. Além disso, ele também ganhará função para criar tópicos de conversas no Spaces e enviar arquivos para contatos.

O Chat chega com uma integração com outros serviços como o Workspace e as ferramentas do Google, o que facilita bastante o acesso multiplataforma e simplifica o uso dos serviços. Ele já está na ativa há alguns anos e desde 2018 o Google já havia deixado claro que ele seria o substituto do Hangouts. A migração começou a ser incentivada em 2020.

Lembrando que se você usa o Hangouts deverá transferir suas conversas para o Chat. É possível fazer um backup dos dados pelo Google Takeout, e o mais indicado é fazer isso o mais rápido possível e antes do prazo final para evitar qualquer tipo de perda e já garante que tudo fica armazenado na nuvem.

Fonte: Google

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X