Cresce o acesso à Internet em áreas rurais do Brasil

Cresce o acesso à Internet em áreas rurais do Brasil

O acesso à internet em áreas rurais do Brasil apresentou um crescimento considerável em comparação ao momento anterior à pandemia. No entanto, nas áreas rurais ainda faltam conexões mais rápidas, bem como computadores, de acordo com uma nova pesquisa publicada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

A pesquisa TIC Domicílios 2021, publicada na última terça-feira (21) pelo CGI.br, destaca que a proporção de usuários de internet “nas áreas rurais cresceu no Brasil em comparação ao período que antecede a pandemia, passando de 53% dos indivíduos de 10 anos ou mais em 2019 para 73% em 2021”.

Em parceria com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) o levantamento apresenta os indicadores mais recentes sobre o acesso e o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no país.

Segundo a pesquisa, em 2021, 81% da população de 10 anos ou mais usou a internet nos últimos três meses. Esse percentual corresponde, portanto, a 148 milhões de indivíduos.

“A 17ª edição da pesquisa confirma a relevância do acesso à Internet no contexto proporcionado pela emergência da COVID-19, em especial com o avanço das atividades de trabalho e estudo remotos. Em comparação ao período que antecede a crise sanitária, houve uma ampliação da presença da Internet nos domicílios e de seu uso por indivíduos, sobretudo, nas áreas rurais”, destaca Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br|NIC.br.

Leia também: YouTube é a principal fonte de notícias para os brasileiros, revela pesquisa

As regiões do país que mais apresentaram aumentos significativos na proporção de usuários foram o Norte (83%), O Sul (83%) e o Nordeste (78%) em relação ao período pré-pandemia.

Internet áreas rurais Brasil

Em comparação aos dados coletados em 2019, a presença de conexão de Internet nos domicílios aumentou em todos os estratos analisados.

Desse modo, assim como o restante do Brasil, as áreas rurais do país também estão mais conectadas à internet, com 71% dos domicílios possuindo acesso, um crescimento de 20% em relação a 2019.

Em geral, a presença de computadores nos domicílios, entretanto, manteve-se em 39%, o mesmo de 2019.

Nas áreas rurais, a presença de computador nos domicílios é inferior (20%) em comparação aos domicílios em localidades urbanas (42%). Nas áreas rurais do Brasil, o celular corresponde por 83% do acesso à internet.

A pesquisa revela mudanças importantes em termos de conectividade, especialmente em áreas rurais, e também o crescimento da televisão enquanto dispositivo de acesso à Internet. A TIC Domicílios cumpre um papel fundamental de auxiliar o poder público e a sociedade na proposição de políticas que visem a melhorar o acesso à Internet, expondo desafios e indicando oportunidades para avanços”, completa José Gontijo, coordenador do CGI.br.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X