Tesla: justiça americana nega acordo extrajudicial envolvendo assédio sexual na empresa

Tesla: justiça americana nega acordo extrajudicial envolvendo assédio sexual na empresa

A justiça americana negou o pedido da Tesla por um acordo extrajudicial envolvendo o caso de assédio sexual na empresa de Elon Musk. Com isso, a ação judicial continua a tramitar na justiça da Califórnia, mesmo com a ex-funcionária que acusa a Tesla ter concordado com a ação extrajudicial, o que encerraria, portanto, os seus direitos de processar a empresa.

No entanto, na última segunda-feira (23)o Juiz Stephen Kaus, do Tribunal Superior do Condado de Alameda manteve a decisão de seguir com o caso na justiça.

Você também deve ler!

A ação judicial foi feita por Jessica Barraza, afirmando ter sido vítima de assédio sexual, alegando ter sido bolinada e sofrido comentários inapropriados enquanto trabalhava na fábrica da Tesla em Freemont, na Califórnia.

Após esse processo, cerca de sete mulheres iniciaram outras ações judiciais contra a Tesla alegando serem vítimas de assédio sexual. Algumas dessas supostas vítimas afirmaram que os tweets de Elon Musk fez a situação ficar pior.

Em dezembro de 2021, quando o Model Y foi anunciado, o CEO da Tesla tuitou o termo “S3XY”. O tweet seria uma referência aos carros da empresa, Model S, 3, X e Y.

Para advogado, decisão de negar o acordo extrajudicial à Tesla é uma “vitória”

Sobre o acordo extrajudicial, o juiz responsável pelo caso afirmou que Jessica Barraza sofreu uma “emboscada” das políticas de acordo extrajudicial da Tesla. Segundo o juiz, a Tesla não deu nenhum indício de que a acusante teria que concordar com o acordo trabalhista e, portanto, abrir mão do seu direito de um julgamento legal.

De acordo com o jornal Bloomberg, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou um decreto, em março, que não permite acordos trabalhistas extrajudiciais em casos de assédios- sexual.

O advogado de Jessica Barraza afirmou que a decisão de segunda-feira é uma vitória para a responsabilização de empresas. “Devido a essa decisão, a Tesla não conseguirá se esconder por trás de um acordo extrajudicial confidencial. Em vez disso, a Tesla será julgada por um júri composto pelos colegas da senhora Barraza em um tribunal de justiça”, disse o advogado.

Além da Tesla, Elon Musk sofre acusação de assédio envolvendo a SpaceX

A decisão de negar o acordo extrajudicial à Tesla sobre o caso de assédio sexual ocorre durante um período turbulento para a empresa. Atualmente, Elon Musk também é acusado de assédio sexual de acordo com uma reportagem da Insider.

Tesla assédio sexual

Durante uma viagem em um jato da SpaceX, Musk supostamente mostrou suas partes íntimas para uma comissária de bordo e a obrigou a realizar um ato sexual.

Ainda segundo a reportagem da Insider, a SpaceX pagou US$ 250 mil à comissária de bordo após a mesma fazer uma reclamação à gerência da empresa.

Elon Musk e sua equipe negam veementemente as acusações. Além disso, Musk afirma que a reportagem tem o objetivo de “interferir na sua compra do Twitter”.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X