Nintendo Switch quebra recorde em vendas de jogos enquanto PS5 não supera expectativas

Nintendo Switch quebra recorde em vendas de jogos enquanto PS5 não supera expectativas

O mercado de consoles e jogos vem crescendo cada vez mais, e isso reflete principalmente nos números de vendas de produtos nessa categoria. Quem continua a surpreender é o console portátil da Nintendo, o Nintendo Switch, que dessa vez bateu recorde em vendas de jogos.

Já o PS5, atualmente um dos consoles mais procurados no mundo todo, acabou tendo vendas dentro do esperado e não superou as expectativas da Sony no último trimestre. Mas não por falta de compradores e sim de produto no mercado.

Leia também:

Sony e Nintendo suspendem vendas de consoles na Rússia
Nintendo Switch ultrapassa a marca de 100 milhões de vendas

Nintendo Switch comemora recorde em venda de jogos

Nintendo Switch

 

Em seu mais novo relatório fiscal, a Nintendo revelou que quebrou o recorde de vendas de jogos para uma única família de consoles. Nesse caso, o Nintendo Switch, que atingiu a marca de 235 milhões de jogos vendidos nos últimos 12 meses.

Isso fez com que a empresa conseguisse arrecadar cerca de R$ 66 bilhões no ano fiscal de 2021.

Um dos segredos para essa conquista está na amada franquia Pokémon, que foi responsável por grande parte dessas vendas. Só os jogos Pokémon Brilliant Diamond e Pokémon Shining Pearl venderam 14,65 milhões de unidades e tornaram-se os remakes de série mais vendidos até o momento. Além disso, o console ainda conta com o Pokémon Legends: Arceus, lançado esse ano e que já vendeu 12,64 milhões de unidades.

nintendo switch

Mas nem só de Pokémon é feita a Nintendo. Outras grandes franquias de sucesso da empresa também ajudaram nessa conquista, como é o caso de Mario Party Superstars que vendeu 6,88 milhões de unidades e The Legend of Zelda: Skyward Sword HD, com 3,91 milhões de unidades vendidas.

E o melhor é que não apenas os jogos da Nintendo viram esse aumento de vendas, mas também os jogos de outras publicadoras de software. Dessa forma, quando se une as vendas totais, os 39 jogos disponíveis para o console tiveram mais de um milhão de unidades vendidas.

A venda de console, entretanto, sofreu uma pequena queda

Nintendo Switch

O aumento e o recorde na venda de jogos para o Nintendo Switch foi importante não apenas pela conquista, mas também para garantir um equilíbrio para a empresa já que o console em si sofreu uma queda nas vendas, como noticiamos aqui essa semana.

O Nintendo Switch finalizou o quarto trimestre de 2021 de ano fiscal com 23 milhões de unidades vendidas, uma queda de 20% das vendas quando comparado com o ano passado. Desse número, foram 13,56 milhões de vendas do console Switch padrão, 5,80 milhões de vendas do modelo Swith OLED e 3,70 milhões do modelo Switch Lite. Ao fim, o console soma mais de 107 milhões de vendas.

A Nintendo explica essa queda pela ainda escassez de componentes semicondutores, que faz com que a empresa não consiga fabricar uma maior quantidade de consoles para serem vendidos, mesmo que a procura continue em alta. O mesmo acontece com a Sony.

PS5 não ultrapassa as expectativas da Sony

PS5

A Sony também já revelou dados das vendas do seu mais novo console, o PlayStation 5, ou PS5. Segundo a empresa, o console já conta com mais de 19,3 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

O último trimestre fiscal, que é contado nos meses de janeiro, fevereiro e março desse ano, a empresa vendeu 2 milhões de unidades. Infelizmente esse número não conseguiu atingir a meta de venda de 3,3 milhões de unidades para o período, e não por falta de comprador.

Ainda assim, a Sony se mantém otimista e espera que o próximo ano fiscal, que será contado de abril de 2022 a março de 203, ela consiga vender mais 18 milhões de unidade do novo console. Nesse caso a empresa leva em conta os consoles que são enviados ao varejo e não que são vendidos diretamente para o consumidor final.

E, como acontece com a Nintendo, a Sony também revelou que esses números baixos de vendas são culpa da própria empresa. Ou melhor, da escassez de componentes, que impede que a empresa consiga fabricar e enviar mais unidades do console para as lojas e atender a demanda.

Essa escassez, principalmente de semicondutores, vem afetando as fabricantes desde 2020. A própria Sony precisou refazer alguns planos por causa disso. A empresa estava planejando encerrar a produção do PS4 ainda no final de 2021, porém essa decisão acabou sendo adiada para 2022. Além disso, eles também precisaram diminuir em 6% a produção do novo PS5.

Mas em contrapartida, o PS4 acabou tendo uma boa média de vendas, com 100 mil unidades enviadas às lojas no último trimestre fiscal. Atualmente o console já soma mais de 117,2 milhões de unidades vendidas no mundo todo.

Em relação aos jogos, assim como a Nintendo, a Sony também viu um aumento em suas vendas. Tanto para os modelos PS4 quanto PS5, o último trimestre fiscal finalizou com 14,5 milhões de jogos vendidos. Um aumento considerável de quase o dobro do valor obtido no mesmo período do ano passado, de 7,9 milhões de jogos vendidos.

A empresa também revelou dados sobre o seu serviço de assinatura, o PlayStation Plus, que está chegando ao Brasil em meados de junho desse ano. De acordo com o relatório, houve uma pequena diminuição no número de assinantes, indo de 47,6 milhões em março de 2021 para 47,4 milhões em março de 2022.

Com tudo isso, a Sony teve um lucro um pouco menor do que o esperado. Esse último trimestre faturou 138,8 bilhões de ienes, mas a empresa já anunciou que no ano que vem comprará de volta até 200 bilhões de ienes só em ações.

Fontes: Nintendo, Eurogamer

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X