Instagram começa a testar função de NFTs

Instagram começa a testar função de NFTs

O Meta lançará em breve um novo recurso para o Instagram que permitirá aos colecionadores e criadores de NFTs exibirem seus tokens na rede social. Anteriormente, a possibilidade de NFTs na plataforma já havia sido anunciada por Mark Zuckerberg.

Leia mais: Instagram terá NFTs, segundo Zuckerberg

Hoje (9), em seu perfil no Facebook, o CEO do Meta, Mark Zuckerberg, confirmou que os NFTs no Instagram entraram em fase de testes e que o recurso, com funcionalidade similar, chegará ao Facebook em seguida.

Segundo Zuckerberg, a visão do Meta sobre os NFTs é integrar a tecnologia não somente no metaverso e no trabalho do Reality Labs, mas também nos aplicativos da empresa.

O CEO do Meta enxerga a entrada dos NFTs no em uma das principais plataformas da sua empresa como uma forma de expressão, sendo os tokens um reflexo do usuário e do que ele quer dizer na plataforma.

Zuckerberg ainda afirmou que a empresa irá desenvolver NFTs de realidade aumentada, ou basicamente NFTs em 3D, que poderão ser usados nos Stories do Instagram através do Spark AR, a plataforma de AR do Meta.

NFTs do Instagram chegam primeiramente aos Estados Unidos

Também nesta segunda-feira, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, publicou um vídeo no Twitter em que afirma que um  pequeno grupo de usuários dos Estados Unidos poderão exibir seus NFTs no feed, em stories e também nas mensagens.

https://twitter.com/mosseri/status/1523655590672695296

Os detalhes dos colecionáveis serão exibidos similarmente a forma como perfis marcados e produtos são apresentados pela rede social, mas com a etiqueta de “colecionáveis digitais”. Ao clicar na marcação, o Instagram irá mostrar os detalhes, como o nome do dono e do criador do token.

Como os tokens serão apresentados nos perfis dos usuários. Créditos: Instagram

Inicialmente, de acordo com Mosseri, a fase de testes não é tão ampla para, desse modo, permitir que o Instagram aprenda junto da comunidade de NFTs. Mosseri, em uma possível tentativa de dar maior credibilidade a entrada do Instagram no mercado de NFTs, comenta sobre a tensão entre grandes plataformas e o caráter descentralizado da Web 3.0.

“De antemão, eu quero deixar claro que as tecnologias de NFTs e blockchain, bem como Web 3.0, são baseadas em distribuir confiança e poder. Mas o Instagram é uma plataforma fundamentalmente centralizada, portanto, há uma tensão”, afirmou Mosseri.

No entanto, para Mosseri, levar os NFTs para uma plataforma de alcance global pode ajudar a expandir a tecnologia para um maior público. De acordo com o site CoinDesk, os NFTs do Instagram terão integrações com as blockchains Ethereum, Polygon, Solana e Flow.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X