Google anuncia Android 13; confira as novidades

Google anuncia Android 13; confira as novidades

Em sua conferência anual para desenvolvedores, o Google apresentou diversas novidades para o Android 13, apresentando-o oficialmente ao público. Ao que deu para perceber, ele manterá as ideias e iniciativas de personalização e de privacidade que foram introduzidas com a chegada do Android 12 no ano passado.

O novo Android 13 ganha cores personalizáveis do Material You, com mais temas pré definidos que agora também interagem melhor com ícones de aplicativos de terceiros e também com o media player. Além disso, ele traz mais recursos para segurança e privacidade, com um menu dedicado.

Leia também:

Android 13 poderá acionar Modo Escuro automaticamente e dedurar apps que drenam bateria
Android 13 tem primeiro preview liberado. Confira as novidades

Android 13 chegará com mais integração do Material You

Android 13

Para quem já vem acompanhando as novidades apresentadas para o Android 13 nas betas anteriores, provavelmente não será surpreendido com as novidades anunciadas pela empresa. Porém, com o novo anúncio, já é possível ter uma visão mais abrangente dos planos para a nova atualização do sistema operacional deste ano.

Inclusive, o Google já liberou uma segunda versão beta pública do Android 13 durante essa apresentação.

No ano passado, o sistema ganhou mais opções de personalização com o Material You, com temas que conseguem combinar com o papel de parede exibido na tela do smartphone. Dessa vez, quem também ganha essa integração com o tema são os controles de mídia, que ficam com um visual mais parecido com o do Material You. Ele poderão, inclusive, usar as cores da arte do álbum que está sendo exibido para personalizar esse visual.

Porém, para quem não quer que o tema do telefone combine o tempo inteiro com o papel de parede, ainda é possível escolher entre uma maior variedade de cores predefinidas.

Android 13

Outra novidade, que já tinha sido vista em versões de desenvolvedor do Android 13, é a integração desse visual também com ícones de aplicativos de terceiros, para que eles não destoem dos outros aplicativos na tela inicial. Sameer Samat, vice-presidente de gerenciamento de produtos, falou sobre isso.

“Esta era uma parte que faltava para nós na última versão.Parecia que tudo na interface do usuário do sistema recebeu aquele tratamento legal do Material You, exceto os ícones. Para nós, sempre pareceu um negócio inacabado.

Inicialmente, as novas opções de temas de ícones de aplicativo estarão presentes apenas nos aparelhos Pixel, e com aplicativos que são compatíveis.

Nova versão do SO também contará com melhorias de privacidade

Em relação a segurança e privacidade, o Android 13 está adicionando mais restrições nos dados pessoais e nos recursos do telefone, até mesmo para os aplicativos que usam essas informações por padrão.

O que eles planejam é que em breve os aplicativos tenham que pedir permissão para enviar notificações em primeiro lugar. O novo seletor de fotos e vídeos Photo Picker será capaz de restringir quais arquivos de mídia poderão ser acessados por cada aplicativo, ao invés de simplesmente conceder permissão para o uso de toda a biblioteca. Isso significa que o usuário poderá selecionar, um a um, quais arquivos poderão ser compartilhados ou acessados pelo aplicativo.

A nova versão do sistema também ganhará uma página de configurações de segurança e privacidade exclusiva, onde todas as informações críticas de privacidade de dados estarão reunidas em um só local. Isso facilitará com que o usuário possa resolver qualquer problema de segurança.

O Android 13 ganhará ainda suporte para o novo padrão de áudio Bluetooth LE (Low Energy) com baixo consumo de energia, além de melhorar a conectividade entre dispositivos através do suporte de emparelhamento rápido para o padrão de casa inteligente Matter.

Android 13

 

Por fim, o Android 13 também permitirá que o usuário possa mesclar os idiomas em seu smartphone a depender do aplicativo. Ou seja, é possível usar um aplicativo em um idioma e rapidamente mudar para outro aplicativo em outro idioma. “Se você estiver usando um aplicativo de mídia social, poderá usar um idioma. Mas se você for bancário, pode usar outra linguagem”

Embora o Android 12 tenha tido um lançamento um tanto bagunçado e caótico, ao que tudo indica a empresa está determinada a não repetir esse erro. A apresentação do Google revelou que o foco do novo Android 13 é justamente trazer melhorias e evoluções, e não mudanças muito bruscas, o que facilita esse caminho.

Fonte: The Verge

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X