Android 13 poderá acionar Modo Escuro automaticamente e dedurar apps que drenam bateria

Android 13 poderá acionar Modo Escuro automaticamente e dedurar apps que drenam bateria

O Android 13 já ganhou algumas versões para desenvolvedores que revelam algumas das novidades que poderão estar presentes na nova versão do sistema operacional que será lançado esse ano.

Atualmente já é possível observar algumas mudanças que chegam com recursos novos e que garantem uma usabilidade mais completa, entre elas a ativação do modo escuro de forma automática a depender da hora e até mesmo identificar aplicativos que estão drenando a bateria do smartphone. Saiba mais sobre algumas dessas mudanças.

Leia também:

Android 13 tem primeiro preview liberado. Confira as novidades
Moto G30 começa a receber Android 12, mas bugs irritam usuários

Ativando o modo escuro automaticamente

Essa função foi encontrada na segunda prévia para desenvolvedores do sistema operacional. Nela, os desenvolvedores conseguiram agendar momentos ou horários do dia em que o modo escuro seja ativado de forma automática diariamente. Pode ser um horário específico ou um período como nascer/por do sol ou somente durante o tempo de sono.

Quem revelou a novidade foi o site Esper, mostrando como a função é configurada. De acordo com eles, ela está presente no menu de configurações do tema escuro. Geralmente, nos smartphones com Google Play Services instalado, a opção aparece na ferramenta nativa Bem-estar digital.

android 13

Porém, para habilitar a nova função, primeiro é preciso habilitar a flag settings_app_allow_dark_theme_activation_at_bedtime. Só a partir daí que as opções serão reveladas no menu de configurações do Android 3.

Lembrando que o modo escuro já é utilizado por muitos usuários já que, principalmente em locais com pouca iluminação e perto da hora de dormir, ele evita que o brilho muito alto da tela possa danificar a visão ou até mesmo tornar a visualização da tela desconfortável.

O recurso ainda está em fase de testes, então assim como qualquer outra novidade do Android 13, ainda é possível que ele seja modificado até o lançamento oficial do sistema operacional. Ainda não há uma data certa para que isso aconteça, porém a versão beta para os membros do Android Beta Program já vai ser liberada no mês que vem.

Android 13 vai dedurar aplicativos que estão consumindo muita bateria

Outro recurso encontrado no Android 3 e dessa vez confirmado pelo Google, é o que indica aplicativos que estão rodando em segundo plano e consumindo muita energia do aparelho. Geralmente isso acontece com jogos ou programas mais pesados, quando o usuário esquece de fechá-lo por definitivo e começa a fazer outras tarefas.

Segundo a empresa, esse novo recurso é capaz de enviar uma notificação sempre que um programa estiver consumindo muita bateria no smartphone em um período de 24 horas. Ele será capaz de detectar qualquer aplicativo que esteja rodando no aparelho, independente se ele é feito para o Android 13 ou mais antigo. Ou seja, se rodar no aparelho, já estará sendo avaliado.

A notificação aparece apenas uma vez por dia e cabe ao usuário tomar as medidas para resolver o pequeno problema. Caso o usuário só descarte a notificação, ela voltará a aparecer no dia seguinte. Caso ele feche o aplicativo que está drenando energia, ela não aparecerá novamente até que isso aconteça novamente ou com outro programa.

Lembrando que no Android 12 já é possível ver quais são os programas que mais consomem bateria do aparelho, porém ele tem um objetivo um pouco diferente. Nesse caso, eles informam os aplicativos que mais consome bateria durante o uso em primeiro plano, o que acontece com jogos e redes sociais, por exemplo. Assim caso o usuário esteja querendo economizar bateria naquele momento, pode evitar de abrir esses aplicativos em questão.

android 13

Inclusive o Google ainda quer adicionar notificações nesse sentido para o Android 13. O sistema poderá alertar a respeito do uso excessivo de algum aplicativo (principalmente redes sociais). Se ele detecta que um aplicativo está em execução por um tempo muito prolongado como 20 horas durante o dia, vai enviar uma mensagem. Isso pode ser útil ainda para identificar o uso de programas espiões.

Fontes: Google e Esper

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X