AYANEO 2 é o novo pc portátil que promete superar o Steam Deck

AYANEO 2 é o novo pc portátil que promete superar o Steam Deck

A AYANEO é uma grande marca no mercado de pcs portáteis e a novidade dessa vez é que ela anunciou o mais novo modelo nesse segmento, o AYANEO 2. Ele fará parte da linha premium da fabricante e se tornou o primeiro pc portátil a ser anunciado com os novos processadores Ryzen 6000.

Além disso, o AYANEO 2 ainda contará com o chip gráfico Radeon 680, que foi fabricado baseado na microarquitetura RDNA 2. Por conta desse poder todo, a empresa promete que seu novo pc portátil terá o dobro de desempenho do atual Steam Deck.

Leia também:

Entusiasta cria uma versão portátil do GameCube
Steam Deck: Tudo o que você precisa saber sobre o portátil da Valve

Processador AMD Ryzen 7 6800U tem alto poder computacional

AYANEO 2

Para começar, o grande destaque do AYANEO 2 é o seu processador. Nesse caso ele virá com um AMD Ryzen 7 6800U que conta com uma CPU de 8 núcleos e 16 threads rodando a até 4,7 GHz. Ele é baseado na microarquitetura Zen 3+, que corresponde a uma versão melhorada da Zen 3 presente nos Ryzen 5000 e que agora é capaz de consumir menos energia, ou seja, feita especialmente para ser usada em notebooks e pcs portáteis.

Em relação a placa gráfica, ele conta com uma GPU integrada, a Radeon 680M, que como já dito, foi construída com base na microarquitetura RDNA 2, a mesma já encontradas nas placas Radeon RX 6000 que está presente nos consoles de última geração com o PlayStation 5, Xbox Series X, Xbox Series S e também no próprio Steam Deck.

AYANEO 2

Em relação ao rival na categoria, o AYANEO 2 promete o dobro do desempenho visto no Steam Deck. Segundo a empresa, sua performance gráfica será semelhante a performance de uma Nvidia GeForce GTX 1050 Ti. Se isso acabar se tornando mesmo verdade, o aparelho de fato conseguirá o um feito impressionante.

Mas tudo indica que ele pode cumprir mesmo o prometido. Enquanto o chip do Steam Deck trabalha entre 4 W e 15 W, o Ryzen 7 6800U consegue operar entre 15 W e 28 W. Por outro lado, pode ser que isso acabe interferindo na autonomia da bateria, a menos que eles compensem nesse quesito.

E a grande diferença está justamente nas especificações do chip gráfico. O Steam Deck oferece 8 Unidades Computacionais (Cus) com um total de 512 núcleos, que conseguem trabalhar com frequências de até 1.600 MHz. Seu poder computacional é de 1,6 TFLOP, e isso faz com que ele se assemelhe bastante ao do PS4, que tem 1,84 TFLOP. Nada mal.

AYANEO 2

Porém os AYANEO 2 traz melhorias nesse quesito. Ele oferece 12 Cus com um total de 768 núcleos com frequências que podem chegar a até 2.200 MHz. Com isso, ele consegue um poder computacional de 3,38 TFLOPS. Em teoria seria, de fato, praticamente o dobro da performance do Steam Deck.

Mas isso seria na teoria, já que esse número de TFLOPS não acaba trazendo tanta diferença na prática.

Além desse poder todo, o Ryzen 7 6800U também traz melhorias em outros aspectos como de conexões e de memória. Ele chega com memória RAM LPDDR5-6400, com suporte para conexões USB 4 com velocidades que equivalem ao Thunderbolt da Intel. Conta ainda com barramento PCIe 4.0, que abre espaço para a instalação de SSDs mais poderosos e velozes que são compatíveis com a família Ryzen 5.

Além do poder, o AYANEO 2 também traz um visual bem moderno

AYANEO 2

Outro ponto de destaque do AYANEO 2 e que também pode se tornar um comparativo com o rival, é o seu design. O CEO da empresa, Arthur Zhang, destacou principalmente a tela, que não tem bordas e com isso traz um visual mais moderno, já que muitos usuários criticaram esse aspecto no Steam Deck (e até mesmo no Nintendo Switch) e suas bordas ao redor da tela.

Ele também chega com grandes diferenças em relação ao antecessor da linha, dessa vez deixando de lado aquela estética transparente e trazendo um visual que mais se aproxima dos consoles portáteis vistos no mercado atualmente e até mesmo de outras linha da própria empresa.

AYANEO 2

O AYANEO 2 conta com empunhaduras nas laterais, garantindo assim uma pegada mais confortável mesmo durante horas de jogatina e seus analógicos são de perfil alto para mais facilidade no uso.

Ele virá já com o Windows 11, que muitos podem também preferir ao Steam OS 3.0.

Infelizmente o novo pc portátil ainda não teve o preço revelado, então ainda não saberemos se ele será o dobro também de valor em relação ao Steam Deck. Seu lançamento está previsto para o final do ano.

Fonte: AYANEO, VideoCardz

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X