Atualização do Windows 11 causa falhas em aplicativos. Saiba como desinstalá-la

Atualização do Windows 11 causa falhas em aplicativos. Saiba como desinstalá-la

Aos poucos, mais e mais usuários estão instalando o novo Windows 11 em seus computadores, principalmente porque o sistema operacional já começa a ficar cada vez mais estável. Porém, não sem riscos de erros ou pequenos percalços nesse caminho.

Recentemente, a Microsoft admitiu que uma das atualizações do Windows 11 era a responsável por causar alguns problemas com aplicativos, que passaram a apresentar falhas depois de serem instalados no sistema. Descubra qual é a atualização e como desinstalá-la.

Leia também:

Microsoft retira recurso do Windows 11 que facilita reorganizar a barra de tarefas
Windows 11 passa a mostrar aviso na área de trabalho de PCs incompatíveis

Atualização KB5012643 não foi obrigatória e sim opcional

Windows 11

A atualização KB5012643 do Windows 11 causava essas falhas principalmente em aplicativos que usam o .NET Framework 3.5, acabando em travamentos constantes e inesperados. Por isso, a própria empresa recomendou que os usuários desinstalem essa atualização em particular.

Nem todo mundo que a instalou foi afetado com essas falhas, porém o número de aparelhos afetados e o fato de os erros serem generalizados fez com que a fabricante optasse por fazer essa recomendação até que eles lancem um patch de correção.

E pelo fato da própria Microsoft estar recomendando isso mostra que o erro pode ser mesmo grave e afetar o uso do sistema operacional, impedindo até mesmo o funcionamento das máquinas. O que não é uma surpresa, já que muitos programas atuais utilizam o framework.

A boa notícia é que a atualização KB5012643 foi lançada como opcional, o que significa que poucas pessoas realmente a instalaram em seus computadores. Para quem fez essa instalação manualmente, entretanto, é preciso passar pelo processo de remoção.

Desinstalando a atualização KB5012643 do Windows 11

Windows 11

O processo de desinstalação não é tão complexo, e pode ser feito em poucos minutos.

Primeiro é preciso abrir o menu Iniciar e pesquisar por “Configurações do Windows Update”. Em seguida, vá na opção “Windows Update” e escolha “Histórico de Atualização”.

Ao fazer isso o próprio sistema vai levar alguns segundos para procurar as últimas atualizações e exibir todas as mais recentes. Role a tela para encontrar a opção “Desinstalar atualizações”. Ao clicar nela, selecione a KB5012643 e clique em “Desinstalar”.

Ao fazer isso, o Windows removerá a instalação em questão e voltará ao estado inicial antes que as falhas tenham acontecido.

Por enquanto a Microsoft ainda não revelou quando o patch de correções para essas falhas será liberado, porém provavelmente isso não demorará a acontecer e deverá ser liberado nos próximos dias. A dica é ficar de olho no Windows Update para saber das novidades.

Windows 11 ainda não é considerando estável

Um dos motivos pro Windows 11 ainda não estar sendo adotado por muitos usuários é que, desde o seu lançamento em outubro de 2021, o sistema vem apresentando diversas falhas e bugs. Isso também aconteceu com o Windows 10 logo no começo quando ele foi lançado, o que sempre fazia com que os usuários tivessem que desinstalar atualizações como essa.

Porém, ao menos a Microsoft mostra que todo o processo está sendo bem transparente para os usuários, ou seja, quando há um problema a empresa reconhece e logo fornece uma correção.

Fonte: Windows

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X