AMD está trabalhando na tecnologia ‘EXPO’ para overclock da Memória RAM

AMD está trabalhando na tecnologia ‘EXPO’ para overclock da Memória RAM

A AMD está desenvolvendo uma novo padrão de tecnologia para overclock de memória RAM chamada EXPO (EXtended Profiles for Overclocking – Perfis estendidos para overclock), pretendendo coincidir a futura adoção de memórias DDR5 dos seus produtos de consumo.

De acordo com o site VideoCardz, que recebeu a informação de primeira mão, a tecnologia EXPO da AMD será útil para o vindouro chipset AM5 baseado na arquitetura Zen 4.

AMD EXPO
Regsitro da marca EXPO feito pela AMD em fevereiro deste ano.

O AM5 será compatível, apenas, com memórias DDR5. Portanto, a tecnologia EXPO da AMD se dedica ao overclock de memórias RAM DDR5, armazenando dois perfis de overclock de memória.

O primeiro perfil será otimizado para o alto uso de largura de banda. O segundo, por sua vez, será para operar em baixa latência, sendo opcional, de acordo com o VideoCardz.

Além disso, a tecnologia EXPO da AMD funcionará com todos os tipos de memória RAM DDR5, incluindo UDIMM, RDIMM e SO-DIMM. Desse modo, com a compatibilidade ao tipo SO-DIMM, é muito provável que a EXPO esteja presente em notebooks futuramente.

Atualmente, os sistemas da AMD podem utilizar a tecnologia XMP para overclock em memórias RAM DDR4. A tecnologia XMP é da Intel, que lançou a versão 3.0 no fim do ano passado. Essa tecnologia é a mais popular, mas a AMD pretende mudar isso com a EXPO.

Você também deve ler!

A EXPO, em resumo, é uma alternativa à XMP nas plataformas AM5. Ou seja, é um padrão de perfil de memória DDR5 que deverá facilitar o uso rápido e fácil da otimização de frequência de memória, o consumo de energia e as temporizações, para obter melhores velocidades.

O soquete AM5 da AMD.

Recentemente, o diretor da divisão de habilitação de memória da AMD, Joseph Tao, faze algumas alusões sobre o overclock de memória RAM DDR5 nos futuros chipsets da empresa.

“A nossa primeira plataforma para games é a Raphael, e uma das coisas mais incríveis nessa plataforma é o fato de que nós [AMD] estamos realmente tentando fazer algo grandioso com o overclock. Velocidades que você não pensasse ser possível de alcançar, talvez possam ser possíveis com essas especificações de oveclock”, disse Tao.

A plataforma Raphael são os futuros processadores Ryzen 7000, com fabricação em processo de 5 nm, que chegarão no final deste ano. O soquete que abrigará os processadores Raphael será o AM5, o que, de acordo com o VideoCardz, terão suporte apenas à memória DRR5.

Portanto, a fala de Joseph Tao é um grande indicativo sobre o lançamento da tecnologia EXPO e, sobretudo, à abordagem da AMD em relação ao overclock de memória RAM.

Entretanto, só saberemos sobre a EXPO quando a AMD lançar seus novos processadores Ryzen 7000.

Leia também: CES 2022: CPUs Ryzen 7000 (Zen4) serão lançados no segundo semestre de 2022

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X