Steam Deck consegue rodar jogos de vários consoles em emuladores

Steam Deck consegue rodar jogos de vários consoles em emuladores

O recém-lançado Steam Deck já consegue rodar em emuladores jogos de vários consoles das gerações anteriores, como o PlayStation 1, PlayStation 2, PS3, Dreamcast, Sega Saturn, PSP e Xbox.

Embora seja difícil adquirir um Steam Deck devido à lista de espera da Valve, os felizardos, como é o caso do YouTuber ETA Prime, já estão explorando os recursos do portátil.

Steam Deck: Tudo o que você precisa saber sobre o portátil da Valve

O YouTuber conseguiu colocar emuladores de diversos consoles no Steam Deck, mas o desempenho dos jogos variam conforme a geração. Obviamente, os games mais antigos, como os do PS1 e do Dreamcast, rodam perfeitamente, mas há algumas surpresas nos consoles mais novos.

Emuladores no Steam Deck rodam via Windows

ETA Prime explica no vídeo que a emulação dos consoles foi possível graças a dois fatores: o uso do Windows no Steam Deck e ao Launchbox.

É possível emular jogos no Steam Deck graças ao Windows.

O LaunchBox é um aplicativo que une a interface front end dos jogos de PC e de emuladores de console, tendo uma versão premium que inclui o BigBox, que facilita o uso no Steam Deck.

Steam Deck emuladores consoles
O Launchpad no Steam Deck permite organizar os emuladores no portátil.

No vídeo, o YouTuber mostra o Steam Deck emulando vários títulos de diversos consoles, mas alguns listados não aparecem no vídeo.

Na descrição, ele mostra os testes do Sega Saturn e do PS1 no emulador Retroarch. Para emular o Dreamcast no Steam Deck, o YouTuber usa o emulador Redream e o PPSSPP para o finado portátil da Sony.

O PS2 é emulado através do PCSX2, enquanto o seu sucessor roda com o elogiado RPCS3. No caso do Xbox, é usado o CXBX. Por fim, para o GameCube, ele usa o Dolphin.

Leia também: Entusiasta cria uma versão portátil do GameCube

Steam Deck emuladores consoles
Shadow of Colossus, um dos maiores clássicos do PlayStation 2, rodando no Steam Deck

Você pode conferir o vídeo abaixo para entender melhor sobre a emulação no Steam Deck.

Vale ressaltar que não aparece vídeos de jogos da Nintendo devido à política da empresa japonesa em remover conteúdos relacionados à emuladores de seus consoles.

Aliás, o YouTuber afirma que conseguiu usar o Cemu no Steam Deck, o emulador mais perseguido pela Nintendo porque consegue emular a versão de Wii U de The Legend of Zelda: Breath of The Wild.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X