Google revela melhorias que chegarão para o Android em 2022

Google revela melhorias que chegarão para o Android em 2022

O Android receberá diversas novidades ainda esse ano, e o Google já anunciou quais serão as principais mudanças que vão chegar para o seu sistema operacional nesse período. Entre elas, estão melhorias para o teclado virtual da empresa, o Gboard, para o aplicativo de Messanges, opção de legendas offline e até ferramentas de edição aprimoradas como desfoque de fotografias.

Como o Android 12 ainda está passando pela fase de implantação para diversos aparelhos, as mudanças serão lançadas para melhorar ainda mais a experiência de usuários de forma geral. Descubra quais são as principais mudanças reveladas pela empresa e como elas vão funcionar:

Leia também:

Google Hangouts já começa a ser substituído pelo Google Chat
Desenvolvedor consegue fazer o Windows 11 rodar num Google Pixel 6

Melhorias para o app Mensagens no Android

A empresa anunciou que as mensagens poderão ser organizadas em diversas categorias como Pessoais e Negócios. O aplicativo também ganhará lembretes para responder a mensagens que foram enviadas há alguns dias.

Ele também ganha visualização para reações de mensagens de amigos, independente do tipo de aparelho que eles estão usando para enviar essas mensagens, ou seja, compatível com iPhone também. Outra novidade é que os vídeos enviados por link do Google Photos mostrarão a mesma resolução original (em breve isso valerá para as fotos também).

Por fim, as mensagens ganham ainda um lembrete de aniversário dos contatos e os usuários terão mais opções de combinação de emojis com o Gboard.

Indicação de correção de palavras no GBoard

google

Um dos recursos que chegarão para o Android esse ano já estava disponível para o Pixel 6 e outros modelos da linha Pixel, que começaram a receber no começo do ano. Agora, ele será disponibilizado para todos.

O recurso é de sistema de verificação gramatical do Gboard, onde ele será capaz de identificar uma palavra escrita de forma errada e indicar uma possível correção ao sublinha-la. Isso já acontece em diversos outros aplicativos e, principalmente, no Word.

Legendas de forma offline no Android Live Transcribe

google

Outra novidade que chega ao Android é o suporte ao modo offline para o aplicativo Android Live Transcribe, que é capaz de gerar legendas através de falas em tempo real e que são transcritas na tela do celular. Dessa forma, essa tradução poderá acontecer mesmo com a ausência da internet.

Isso pode ser muito útil principalmente em viagens e locais onde a recepção de sinal é ruim ou até mesmo quando se está em outro país e é mais difícil ter acesso a uma conexão. Também poderá ajudar com a tradução em locais mais afastados como fazendas e estradas.

Edição com desfoque de fotos

android

A ferramenta Portrait Blur também é uma das novidades que está chegando ao Android esse ano. Ela ganhou algumas melhorias e permite que o usuário possa fazer edições de forma mais fácil. Com ela, é possível desfocar o fundo de fotos que já foram tiradas e estão salvas no aparelho, dando o efeito de Modo Retrato.

E a melhoria é que antes elas só funcionavam com fotos que tinham pessoas, mas agora ela também dá destaque a animais de estimação, comidas e plantas. E o melhor é que não precisa ser de fotos tiradas depois da ferramenta estar disponível, já que ela adiciona o efeito em qualquer imagem já salva no aparelho.

Infelizmente o Google não revelou quando esse recurso será disponibilizado e já avisou que, para usar, é preciso ter um smartphone da linha Pixel ou uma assinatura no Google One.

Google TV ganha mais informações e conteúdo

Uma das novidades está relacionada com o Google TV. Com ela, os usuários poderão ter acesso a uma nova guia de destaques que oferece um feed com notícias e até avaliações e críticas sobre filmes, séries e os programas mais assistidos.

Todos os textos contam com link para o conteúdo que está sendo comentado nas revisões e críticas, então se o usuário ler uma avaliação positiva e tiver interesse em assistir, já pode ser redirecionado diretamente para o título em questão. Uma ótima pedida para quem está sempre procurando filmes e séries para assistir.

Google ajudando a pagar o estacionamento

android

Esse recurso não tem previsão para chegar aqui no Brasil, e provavelmente não acontecerá tão cedo, infelizmente. Mas nos países compatíveis, ele permite que o usuário possa pagar por estacionamentos através de comando de voz. “Ok Google, pague pelo estacionamento”.

O recurso funcionará para locais da empresa ParkMobile e o pagamento é feito através do Google Pay. Ele ainda oferecerá informações sobre as vagas do local ou até mesmo aumentar o tempo escolhido no parquímetro.

Widget de tempo controla uso do celular

android

Para quem tem dificuldade de deixar o celular de lado e se concentrar em outras atividades, o novo widget de tempo poderá chegar como uma ajuda nesse caso. Ele mostrará quais são os 3 aplicativos mais usados todos os dias e dará a opção para que o usuário coloque um temporizador em cada um deles para não ficar muito tempo conectado.

Será possível também ativar um modo de foco, que pausará notificações desses aplicativos e dessa forma impedir que distraia o usuário em momentos de concentração. Além disso, ele também contará como modo de dormir, que silencia o aparelho completamente e deixa a tela em tons de preto e branco.

Nearby Share ganha mais compatibilidades no Android

android

O Nearby Share permite o compartilhamento fácil de fotos, vídeos e até mesmo arquivos diversos entre dispositivos. E agora esse compartilhamento poderá ser ainda mais completo já que ele ganhará suporte para adicionar múltiplos destinatários.

Essa melhoria, inclusive, será disponibilizada para Android 6 ou superior, então vai chegar para muitos usuários.

Fonte: Google

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X