Golpe usa aniversário do Nubank como isca

Golpe usa aniversário do Nubank como isca

Recentemente o Nubank revelou que escolherá alguns clientes para responderem um questionário e terem a chance de ganhar R$ 450. Muitas pessoas acreditaram que isso pudesse ser um golpe, porém a fintech confirmou essa notícia em seu Twitter.

Porém, isso fez com que alguns criminosos ainda se aproveitassem do nome da Nubank para realizar outros tipos de golpes. Atualmente eles estão usando o fato da fintech estar comemorando seu aniversário no começo de maio como isca para potenciais vítimas.

Leia também:

Nubank Shopping adiciona mais 10 lojas no catálogo, incluindo Shopee
Nubank agora permite parcelar compras no débito

Golpe atrai clientes do Nubank para site falso

Nubank

De acordo com o golpe, o Nubank iria presentear seus clientes com um PIX de até R$ 75 para responder um pequeno questionário. Ele já está circulando no WhatsApp e até mesmo em outras redes sociais e faz com que a vítima clique em um link para serem direcionadas a um site perigoso.

O site simula ser do Nubank, inclusive com logotipo da empresa, porém é falso. Em nota, a fintech afirmou que “não está realizando a mencionada campanha de aniversário, que o site não é confiável e não foi criado pela empresa”.

Esse tipo de golpe que o criminoso consegue direcionar a vítima para um site falso vem se tornado cada vez mais comum, e com o nome de grandes marcas. Eles usam como isca promoções e prêmios, o que faz com que a mensagem seja compartilhada com mais facilidade pelos usuários.

Quando a vítima acessa o site perigoso, ela pode ter o aparelho infectado com vírus, malwares e até mesmo com programas que conseguem roubar os dados do dispositivo ou de acesso. Em alguns deles é pedido informações pessoais para cadastros.

E essa não é a primeira vez que os golpistas utilizam o aniversário do Nubank como isca. Há três anos outros criminosos também tentaram usar essa data especial para criar ofertas e presentes falsos para os clientes do banco digital, como convites para um novo cartão sem precisar de consulta ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Identificando as características dos sites falsos

nubank

Para evitar cair em golpes como esse, é preciso ficar atento a alguns detalhes e identificar os sites falsos. A plataforma Site Confiável já conseguiu identificar seis dos endereços usados nesse golpe, todos com nomes diferentes. O primeiro passo é conferir a extensão do site, já que os criminosos geralmente utilizam as mais desconhecidas e mais baratas como .ru ou .online, ou .app e .digital.

O registro desses sites também deverá ser bem recente, já que eles costumam ser denunciados de forma rápida e os próprios navegadores já começam a emitir um alerta de perigo. Por isso, cada endereço dura pouco tempo no ar, eles continuam mudando constantemente.

E, claro, é bom sempre desconfiar de presentes e promoções que são muito boas para serem verdade. Porque não são. Sempre que souber de presentes, formulários, premiações, itens especiais de empresas, procure por informações confiáveis como site oficial, canais de atendimento oficiais, entre outros.

O próprio Site Confiável pode servir como ferramenta. Caso tenha dúvida sobre algum link, você pode verificar o endereço na própria plataforma, clicando aqui. Eles informam ainda o tempo de existência do endereço, a reputação e até mesmo se é um site clonado.

Fonte: siteconfiável

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X