Cancelamento de ruído do Google Meet chega para mais usuários

Por: Larissa Ximenes

Um ambiente com diversos barulhos externos pode prejudicar bastante uma chamada de vídeo, principalmente em reuniões de trabalho onde o assunto é tão importante. Para evitar esse tipo de incômodo, o Google Meet ganhou o recurso de cancelamento de ruído.

Dessa vez, a novidade é que ele estará disponível para mais modalidades de assinaturas, chegando para mais usuário de outros planos. A notícia foi revelada em uma publicação feita no blog Google Worskpace essa semana.

Leia também:

Google Meet acaba com reuniões em grupo ilimitadas na versão gratuita
Combate ao Zoom: Google Meet passa a ser gratuito

Recurso do Google Meet ainda não está disponível para planos gratuitos

O cancelamento de ruído para o Google Meet foi anunciado pela primeira vez em 2020, e ela tem como objetivo criar um isolamento de ruídos externos para evitar que barulhos do ambiente possam interromper ou atrapalhar a chamada ou conferência. Esses sons podem ser de trânsito por perto, por exemplo. Dessa forma as conversas podem ser feitas de forma mais clara e limpa o possível.

Só que, desde que foi lançado, o recurso estava disponível apenas para alguns planos, o que o tornava muito limitado. Até então, só quem podia se beneficiar do cancelamento de ruído nas chamadas pelo Google Meet eram os usuários assinantes do Google Worskpace Individual e dos planos Enterprise Plus, Education Plus e Teaching & Learning Upgrade.

Agora, o Google já liberou o recurso para outras modalidades. Segundo a página de suporte o cancelamento de ruído será disponibilizado também para o Business Standard, o Business Plus, o Enterprise Essentials, o Enterprise Standard e o Frontline.

Isso significa que quem é da modalidade Essentials Starter, Essentials e Business Starter ainda não contam com essa possibilidade. Ou seja, quem quiser ter acesso ao recurso, a opção mais em conta é assinar o Business Starter, que é o plano mais barato da plataforma a contar com essa vantagem. Aqui no Brasil, sem contar promoções, ele geralmente tem o valor de R$ 27 ao mês.

“Esperamos que, ao disponibilizar o cancelamento de ruído a todos os participantes da reunião, ajude a melhorar a qualidade das reuniões, limitando as distrações do ruído de fundo”

Cancelamento de ruído tem vantagens, mas não faz milagres

Atualmente as chamadas de vídeo e conferência se tornaram parte do dia a dia de muitas pessoas, principalmente depois da pandemia do COVID-19 onde muitas empresas começaram a se adaptar com o trabalho remoto.

Por isso, esse recurso pode ser de grande ajuda para o caso de trabalhadores que moram em locais que oferecem barulhos que não são possíveis de controlar, como o trânsito na rua ou obras. Claro que ele não faz milagre e não consegue acabar com todo o barulho, porém faz diferença e já melhora de forma significativa a qualidade da chamada e a diminuição de ruídos.

Mas vale lembrar que ele é desativado por padrão, então é preciso ativá-lo manualmente para que o cancelamento de ruído possa fazer diferença. Para isso é só acessar as configurações da chamada e então escolher a opção “Cancelamento de ruído”. Esse recurso está disponível tanto para computadores quando para smartphones e tablets Android ou iOS.

Por enquanto ainda não há nenhum plano para lançar o recurso para outros planos mais baratos. Lembrando que contas gratuitas do Gmail também estão de fora dessa lista e não contam com cancelamento de ruído.

Fonte: workspaceupdates

Sobre o Autor

Redes Sociais: