Google Meet acaba com reuniões em grupo ilimitadas na versão gratuita

Por: Felipe Alencar

As chamadas de vídeos se tornaram ainda mais importantes, principalmente por causa da pandemia, e um dos serviços utilizados para isso é o Google Meet. Porém, como já havia sido anunciado antes, a plataforma agora conta com um limite no tempo das chamadas de vídeo para quem tem a conta gratuita.

Leia também:

G Suite vira Google Workspace e ganha novos ícones
WhatsApp libera chamadas de voz e vídeo no desktop

Limitação nas chamadas de vídeo

A decisão de limitar as chamadas de vídeo no Google Meet já tinha sido tomada e comunicada há algum tempo. Inicialmente ela aconteceria em setembro de 2020, porém com a pandemia e com o aumento de pessoas dentro de casa e trabalhos remotos, o Google decidiu adiar o prazo para março de 2021. Em seguida a empresa adiou mais um pouco, com a data final de julho de 2021.

Dessa vez a decisão foi de fato concretizada e com isso as contas gratuitas do Google Meet já não contam com chamadas com tempo ilimitado. O tempo de cada chamada depende do número de pessoas.

Para chamadas individuais com apenas 2 pessoas, o tempo de duração é bem maior, sendo de até 24 horas. Já para chamadas com mais de 2 pessoas, esse limite cai para 60 minutos. Lembrando que, no Google Meet, os usuários com a conta pessoal do Google podem fazer chamadas de vídeo com até 100 participantes.

Aos 55 minutos de chamada, no caso das com mais de 2 pessoas, o próprio serviço comunica que a ligação está perto de acabar.

Já para quem é assinante do Google Workspace Individual, Business ou Education, embora as ligações sejam limitadas, esse limite é de 24 horas para qualquer tipo de chamada, seja com 3 ou mais pessoas. Como dificilmente uma ligação dura tanto tempo, é quase o mesmo de ser ilimitada.

Microsoft Teams pode ser uma alternativa

Uma alternativa para quem ainda deseja limite longo é o Microsoft Teams. Embora a versão gratuita do serviço fosse começar a ter um limite também de 60 minutos a partir de julho de 2021, a empresa voltou atrás e comunicou que para garantir melhor suporte aos clientes durante a pandem ia, o limite vai ser de 24 horas até nova determinação.

Já o Skype, que também é outra opção de serviço para chamadas de vídeos, o limite para reuniões é de ate 4 horas com um máximo de até 10 horas por dia ou 100 horas durante todo o mês.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Redes Sociais: