Este é um mini-PC com teclado mecânico

Este é um mini-PC com teclado mecânico

Computadores ultraportáteis ou mini-PC não são exatamente fáceis de encontrar, embora hoje em dia existam smartphones, tablets e até mesmo consoles portáteis que muitas vezes acabam suprindo essa necessidade. Laptops são portáteis, mas ainda assim ocupam bastante espaço e não é algo que dê para levar em uma bolsa facilmente.

Por isso, muitas pessoas acabam resolvendo construir seus próprios mini-PCs, como foi o caso do Penk Chen, que construiu um computador de mão chamado de Penkesu. Ele é um laptop ultraportátil retro-futurista que conta com um teclado mecânico para digitação.

Leia também:

Este é o Clockwork DevTerm, mini-PC com uma impressora térmica integrada
Esta mini TV do Simpsons tem 32 GB e episódios de 11 temporadas do desenho

Mini-PC conta com Raspberry Pi Zero 2

O dispositivo é bem interessante e poderia muito bem ter sido usado em filmes de ficção cientifica no passado como um dispositivo de ponta, principalmente usado por personagens hackers ou gênios da informática.

Para construir o mini-PC Penkesu, ele usou peças impressas em 3D e combinadas com dobradiças projetadas para o Game Boy Advance. A tampa é em formato de concha e conta com uma tela sensível ao toque de 7,9 polegadas com resolução de 400 x 1.280 pixels. Essa tela é conectada através de um cabo de fita a um raspberry Pi Zero 2 W na base por sinal HDMI.

Ele conta ainda com a entrada USB para carregamento e uma bateria de íons de lítio para dar conta da energia suficiente para o dispositivo. Chen revelou que sua intenção era usar o mínimo possível de componentes para manter o aparelho compacto.

mini-PC

Por fim, vem o teclado, que é um controlador Arduino com teclas de baixo perfil. Como resultado temos um computador ultraportátil bem interessante que parece bastante com o Raspserry Pi 400 (que vem com um computador alimentado por ARM), mas com o adicional da tela e um visual mais retrô.

E falando em visual retrô, ele não é exatamente o único nessa categoria. Um exemplo é o computador cyberdeck Raspberry Pi, que conta com um design mais robusto e que lembra muito dispositivos usados em filmes antigos e que também conta com teclado mecânico.

Mercado de computadores ultraportáteis não é muito popular

Hoje em dia temos grandes fabricantes apresentando notebooks cada vez mais finos e menores, com foco na acessibilidade e no uso da internet, como o caso dos ultrabooks. Mas, ainda assim, os modelos ultraportáteis que são realmente pequenos, como foi o caso do Sony VAIO P, não conseguem ter muita notabilidade entre os consumidores.

mini-PC

No caso do Vaio, o fracasso se deu principalmente porque ele não era exatamente muito utilizável e contava com um processador bem lento, o Intel Atom. Além disso, a tela era bem pequena, com 8 polegadas, e resolução de 1600 x 786 pixel a um preço de US$ 900.

Para quem tem interesse nesse tipo de mercado e conhecimento suficiente para construir o seu próprio, Penk Chen postou todas as informações necessárias para isso no GitHub. Essas informações incluem os arquivos STL imprimíveis em uma impressora 3D.

Fonte: theverge

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X