Fim de uma era: BlackBerry encerra suporte aos celulares com sistema operacional da empresa

Fim de uma era: BlackBerry encerra suporte aos celulares com sistema operacional da empresa

No final da primeira década do século XXI, o mercado de celulares era dominado pela BlackBerry, mas essa era chega ao fim após a empresa anunciar que os seus aparelhos não terão mais suporte.

Talvez, você nunca tenha ouvido falar, pois o surgimento do iPhone e, consequentemente, do sistema Android, assumiu o lugar do BlackBerry.

Leia também: Os 10 melhores smartphones de 2021

Eu, particularmente, nunca tive a oportunidade de usar um celular BlackBerry, mas no final dos anos 2000, a marca era unanimidade entre jornalistas, políticos e executivos. É possível notar a presença do BlackBerry em filmes e séries lançados antes de 2011, aliás, até mesmo pouco tempo após esse ano.

BlackBerry Celulares
O Ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, era reconhecido pela sua preferência por celulares da BlackBerry. Créditos: Reuters

Além disso, os celulares da BlackBerry eram considerados os dispositivos mais avançados. Com teclado QWERTY, diferentemente dos celulares da época, cujos teclados de letras estavam agrupados nos de números.

Em 2010, os celulares da BlackBerry representavam 43% do mercado global de smartphone, mas, com o passar dos anos, esse número caiu vertiginosamente. Como dito acima, os responsáveis foram a Apple e o Android, bem como as telas touchscreen.

Contudo, em 2011, em uma tentativa de sobrevivência, a empresa lançou o BlackBerry Torch, mas já era tarde demais, pois, naquele ano, a fatia de mercado da companhia havia caído para 30%.

O BlackBerry Torch foi uma tentativa falha de tentar retomar o mercado de celulares. Créditos: BlackBerry

Além disso, o público-alvo dos aparelhos da BlackBerry não se acostumou com a tela sensível ao toque. Desse modo, a fatia do mercado global de celulares da BlackBerry foi de 43% para 5,3% em apenas três anos.

BlackBerry abandona celulares e muda estratégia de negócios

Na terça-feira (3), a Blackberry anunciou o fim de seus serviços remanescentes, encerrando o suporte aos dispositivos com o sistema operacional Blackberry 7.1 e 10, como parte do programa de descontinuação, anunciado em setembro de 2020.

Leia mais: Blackberry anuncia que não irá mais produzir smartphones

À época, a empresa canadense afirmou que a partir do dia 4 de janeiro de 2022 (ontem) não haveria mais suporte aos sistemas operacionais citados acima.

“A partir desta data, dispositivos rodando os serviços legados e softwares através de dados móveis ou Wi-Fi, não funcionarão mais, incluindo para dados, chamadas, SMS e outras funcionalidades”, afirmou a BlackBerry em seu site oficial.

A decisão de encerrar o suporte aos celulares decorre de uma mudança no modelo de negócios da empresa, que focará em softwares. 

Quando o lucro da empresa foi caindo, em 2013, John Chen assumiu o cargo de CEO e deu início ao processo de mudança na companhia. Em vez de celulares, a Blackberry passaria a investir em softwares de segurança.

A mudança se justifica pelo fato da reputação extremamente positiva da BlackBerry em termos de segurança. Então, em 2016, a empresa anunciou que não iria mais fabricar celulares, estabelecendo, de fato sua mudança no modelo de negócios.

O BlackBerry Guard é o software da empresa para cibersegurança XDR. Créditos: BlackBerry

Atualmente, a BlackBerry foca inteiramente em vender softwares de segurança para empresas e governos, e embora tenha um modesto valor de mercado, de US$ 5 bilhões, a BlackBerry ainda está na área.

Fonte: BlackBerry

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X