O fim está chegando para smartphones BlackBerry

O fim está chegando para smartphones BlackBerry

Não há mais novos telefones BlackBerry sendo fabricados. E essa não é a primeira vez. O BlackBerry já havia anunciado em 2016 que deixaria de produzir smartphones, mas a marca foi assumido pela empresa chinesa TCL.

A TCL lançou vários novos modelos de BlackBerry. Alguns deles tinham um teclado físico pelo qual os BlackBerrys são conhecidos, outros eram dispositivos TCL remarcado.  Parece que o plano da TCL de dar nova vida ao BlackBerry não funcionou particularmente bem, já que a empresa ainda está deixando de produzir os aparelhos. 

A licença que a TCL possui para a marca BlackBerry é válida até 31 de agosto de 2020. A partir desse momento, as empresas deixarão de trabalhar juntas. Assim que a licença expira, o TLC não tem mais o direito de projetar, produzir e vender novos dispositivos BlackBerry. No entanto, a empresa continua a oferecer suporte a dispositivos existentes até 31 de agosto de 2022. Agora que não há outros fabricantes de dispositivos BlackBerry, parece que a marca é coisa do passado.

O BlackBerry teve um papel importante na ascensão do smartphone. Foi o primeiro smartphone que se tornou popular em larga escala. Essa popularidade deveu-se principalmente aos teclados físicos e ao BlackBerry Messenger. 

Devido a esse desenvolvimento, os dispositivos BlackBerry não apenas se tornaram extremamente populares entre empresários e celebridades, mas também eram uma grande mania entre milhões de pessoas em todo  o mundo. Essa popularidade diminuiu constantemente quando o iPhone foi lançado. As pessoas se afastaram dos teclados físicos e mudaram para dispositivos touchscreen.

Após várias tentativas fracassadas de acompanhar o iOS e o Android, a empresa finalmente decidiu em 2016 interromper a produção de smartphones. O licenciamento da marca foi adquirida pela TCL, mas esse epílogo terminará em breve. 

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X