App Store remove plágio de Wordle e criador se desculpa no Twitter

App Store remove plágio de Wordle e criador se desculpa no Twitter

Wordle é o fenômeno atual da internet, e assim como qualquer fenômeno, não demorou muito para surgir cópias e plágios do jogo, inclusive em aplicativos para smartphone disponíveis em lojas como a App Store.

O jogo te dá seis chances de identificar uma palavra de cinco letras, em inglês obviamente. Desse modo, o jogo funciona no método de resolução de tentativa e erro.

O que é Wordle? Dicas de como jogar

Embora o criador de Wordle, Josh Wardle, tenha afirmado sua intenção de manter o jogo desmonetizado, sem anúncios, e acessado apenas via navegadores, um desenvolvedor de apps tinha outra visão.

Esse desenvolvedor, chamado Zack Shakked, criou um plágio de Wordle para iOS, chamado Wordle – The App, e se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter nessa terça-feira (11).

Para justificar a criação do plágio, o desenvolvedor postou no Twitter um dia antes da repercussão negativa o motivo de ter lançado uma versão mobile do jogo.

“Eu amo tanto o Wordle que decide criar meu próprio aplicativo do jogo, mas com uma alteração. Em vez conter apenas palavras com cinco letras, a minha versão também palavras com quatro, seis e sete letras! Além disso, você pode jogar quantas vezes quiser se assinar a versão Pro”.

Após essa afirmação, a internet não perdoou o desenvolvedor, com vários perfis afirmando que tal versão do Wordle é fruto de sua ganância, como forma de conseguir ganhar uma grana com a versão Pro.

App Store Wordle
O desenvolvedor do plágio se gabando do sucesso do App. Mal sabia ele que as coisas serião complicadas dali para frente.

Ontem (11), às 2 horas da madrugada, Zach Shakked postou um tweet dizendo estar impressionado com o sucesso do seu plágio. “12 mil downloads, 28º lugar no ranking de jogos de palavras, aparecendo como quarto resultado ao pesquisar ‘wordle’ na App Store. Estamos indo até a p#rra da lua!”, disse o copiador.

No entanto, a alegria do cidadão durou pouco, pois o seu jogo, bem como outros plágios de Wordle foram removidos pela App Store.

Desenvolvedores de jogos criticam Zach Shakked e App Store remove Wordle – The App

Em 2021, durante a pandemia, o engenheiro de software, Josh Wardle, sabendo da paixão que sua namorada tem por jogos de palavras, criou um jogo de adivinhação para o casal se distrair durante o lockdown. Essa é a história de Wordle.

No entanto, diferentemente do criador do jogo original, as intenções do criador do plágio de Wordle foram consideradas bastante gananciosas devido às suas postagens antes da repercussão negativa.

Isso porque o criador original não registrou o nome do jogo como marca e não desenvolveu um aplicativo para Apple.

Um desenvolvedor por trás do divertido Untitled Goose Game respondeu a um tweet de Shakked afirmando “estar ansioso para mostrar ao criador de Wordle como realizar o processo de remoção de apps na App Store”.

Siga o Hardware.com.br no Instagram

Após essa confusão, a Apple, silenciosamente, removeu Wordle – The App e mais outros plágios de Wordle que contavam com a mesma interface e gameplay.

Com isso, em uma thread no Twitter, o desenvolvedor do plágio de Wordle — após sofrer críticas na rede social — reconheceu o seu erro e se desculpou.

“Eu me dei conta de que passei dos limites. Certamente, certamente eu não irei, nem de perto, fazer algo similar a isso novamente. Eu fiz m#rda”, escreveu Shakker em um dos tweets da thread.

Entretanto, o pedido de desculpas soou meio velado. Isso porque, em seguida, Shakker tuitou sobre haver perdido dinheiro com o plágio de Wordle e as políticas da App Store.

“Eu gostaria de saber como vocês se sentem com a postura unilateral da Apple ao remover aplicativos sem nenhum motivo legal? Eu conversei com advogados e a afirmação do criador de Wordle sobre o jogo ser original foi bastante duvidosa. Além disso, há fato de que o jogo já é uma versão reciclada de outro game”.

Mas, para refutar as afirmações acima, basta ler as diretrizes da Apple para desenvolvedores de aplicativos: “não copie o aplicativo com maior popularidade recente na App Store, ou faça pequenas alterações no nome de outro app, ou na interface, e lance-o como se fosse sua criação”.

Enfim, caso você queira jogar a versão original do Wordle, clique aqui e divirta-se.

Leia também: Usuários gastaram mais de US$ 130 bilhões em aplicativos em 2021

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X