Usuários gastaram mais de US$ 130 bilhões em aplicativos neste ano

Usuários gastaram mais de US$ 130 bilhões em aplicativos neste ano

As lojas de aplicativos lucraram bastante neste ano, pois, ao todo, os usuários da App Store e da Play Store gastaram mais de US$ 130 bilhões em compras de apps.

Segundo uma análise da firma de marketing de aplicativos mobile Sensor Tower, além do gasto de US$ 133 bilhões, as instalações de aplicativos cresceram para US$ 143,6 bilhões. No entanto, a análise de mercado exclui outras lojas de aplicativos, especificamente as chinesas.

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Isso evidencia a linha seguida em 2020, que inclui gastos em transações em aplicativos, aplicativos pagos e assinaturas nas duas maiores lojas, App Store e Google Play Store.

Em 2020, houve um crescimento enorme no gasto em na instalação de jogos e aplicativos mobile, cuja tendência continuou neste ano, representando um crescimento de 19,7% em relação ao ano passado. Em 2020, usuários gastaram US$ 111,1 bilhões em aplicativos, crescendo 21% em relação a 2019.

A App Store, do sistema iOS, foi a que mais obteve lucro globalmente, com uma projeção de US$ 85,1 bilhões até o final do ano, crescendo, portanto, em relação ao ano passado em 17,7%.

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Usuários da App Store gastaram US$ 85 bilhões em aplicativos. Créditos: Sensor Tower

Por outro lado, embora os gastos na Play Store sejam menores, o crescimento anual do lucro da plataforma foi maior. No ano passado, os usuários do Android gastaram US$ 38,8 bilhões em aplicativos, mas, neste ano, o número subiu para 47,9 bilhões de dólares, ou seja, 23,5% a mais.

Desse modo, a diferença o gasto dos usuários em aplicativos nas duas lojas continua relativamente igual ao de 2020, com a App Store obtendo uma receita de 1,8 vezes maior que a rival.

TikTok mantém hegemonia nas lojas de aplicativos

O TikTok mantém o seu domínio na lista dos aplicativos que mais lucraram em ambas as lojas, incluindo a versão chinesa, Douyin, na App Store da China.

A plataforma social de vídeos ultrapassou a marca de US$ 3 bilhões em valor de tempo de vida, ou seja, a previsão de lucro atribuído a todo relacionamento futuro com o cliente, ou usuário.

Até novembro deste ano, o TikTok lucrou US$ 2 bilhões, correspondendo a 67% a mais que o mesmo período do ano passado. Segundo o Sensor Tower, a previsão é que os usuários gastem US$ 2,3 bilhões até o final do ano, totalizando US$ 3,8 bilhões.

Apps mais lucrativos de 2021 Créditos: Sensor Tower

Separadamente, o TikTok mantém a sua hegemonia apenas na App Store, pois o Google One é o aplicativo que mais gerou receita para a loja de aplicativos do Android.

Por outro lado, o número global de downloads de aplicativos começa a estagnar. O crescimento de downloads neste ano foi de apenas 0,5% em relação ao ano passado.

Aliás, esse um mérito do Android, pois a loja do Google alcançou o número de 111,3 bilhões de instalações, enquanto a App Store caiu de 34,4 bilhões em 2020 para 32, bilhões neste ano.

Ainda assim, o TikTok continua a ser o aplicativo mais baixado, com 745,9 milhões de instalações em todo o mundo. Contudo, em 2020, o app chinês alcançou 980,7 milhões de downloads.

No quesito número de downloads, no Google Play, o campeão foi o Facebook, com 500,9 milhões de instalações. Segundo a Sensor Tower, isso representa a capacidade do Facebook (Meta) em penetrar em mercados emergentes onde o Android é o sistema mais popular.

Apps mais baixados em 2021. Créditos: Sensor Tower

Afinal, o número combinado de instalações da rede social nas duas lojas de aplicativos é de US$ 624,9 milhões, caindo em 12% em relação a 2020.

Dos US$ 130 bilhões gastos pelos usuários, mais da metade foi para os games

Assim como no ano passado, os games mobile continuam a ser o carro chefe do lucro global de aplicativos. Em 2021, a projeção é que os usuários gastem em games US$ 89,6 bilhões na App Store e na Google Play. Isso representa um crescimento de 12,6% em relação ao ano passo.

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Gasto global em jogos mobile. Créditos: Sensor Tower

No entanto, de acordo com a análise da Sensor Tower, o tamanho da fatia dos games no lucro total das lojas de apps está diminuindo. Em 2019, por exemplo, os gastos dos usuários em jogos correspondiam por 74,1% de todo o lucro das lojas.

Esse número caiu para 71,7% no ano passado e para 67,4% neste ano. Certamente, como aponta a análise, essa queda é relacionada ao crescimento de aplicativos com assinaturas.

Neste ano, inclusive, houve o crescimento de serviços de streaming e aplicativos de entretenimento, que já estavam em alta desde o início da pandemia.

PUBG lidera mundialmente, mas cada loja tem seu game mais lucrativo

PUBG lidera o ranking de downloads, bem como o ranking de lucros globais — devido à versão chinesa do aplicativo, chamada Game For Peace —, mas não ocupa a primeira posição nos rankings individuais das lojas.

Na App Store, a projeção é de que os games correspondam por US$ 52,3 bilhões na receita, mas o líder da lista é outro jogo da Tencent, o Honor of Kings. O game da gigante chinesa gerou US$ 2,9 bilhões de lucros para a loja do iOS.

Lista de jogos mobile mais lucrativos de 2021. Créditos: Sensor Tower

Na Play Store, surpreendentemente, Free Fire não é o jogo mais lucrativo, embora ocupe a segunda posição. Quem rendeu mais para a loja do Android foi o jogo Coin Master, que alcançará, segundo a análise da Sensor Tower, quase US$ 912 milhões.

Geralmente, os games corresponderão por US$ 37,3 bilhões no lucro da Play Store, enquanto na App Store esse número sobe para US$ 52,3 bilhões.

Por fim, a projeção de 2021, embora seja maior que a do ano passado, repete algumas tendências. Por exemplo, embora o Android continue a ter um maior número de downloads que o iOS, a loja da Apple obteve um lucro consideravelmente maior.

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