15 anos do iPhone: confira a evolução dos aparelhos a cada lançamento

15 anos do iPhone: confira a evolução dos aparelhos a cada lançamento

Há 15 anos, no dia 9 de janeiro de 2007, Steve Jobs subiu ao palco do evento MacWorld para apresentar ao mundo o mais novo smartphone da Apple, o iPhone. A partir dessa data, o dispositivo tournou-se um dos mais importantes do mercado até os dias atuais.

Steve Jobs, que na época era o CEO da Apple, também se tornou um grande nome no mundo da tecnologia e mesmo após seu falecimento, a empresa segue como uma das principais no ramo. Por isso, vale a pena comemorar a data e aproveitar para relembrar os modelos de iPhone que já foram lançados e como eles foram evoluindo até a versão mais recente.

Leia também:

Polêmica: Google paga bilhões à Apple para manter seu mecanismo de busca
Apple é a primeira empresa de tecnologia a valer US$ 3 trilhões

Primeiro iPhone: tela multitoque (2007)

iPhone

O primeiro iPhone foi lançado como smartphone, então a tela touch era uma função que já deveria ser esperada por isso. Porém, um dos destaques da tela foi a possibilidade de toques com mais de um dedo para ações diversas.

Ele se separou da categoria de dispositivo que a Apple estava lançando antes justamente por não ter nenhum tipo de teclado físico. Por isso, a empresa o apresentou como uma mistura do famoso iPod, um telefone para chamadas e um dispositivo moderno para acessar a internet. Contava apenas com 1 botão físico.

Sua câmera traseira era de 2 MP, a tela tinha 3,5 polegadas e ele vinha com 128 MB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno.

iPhone 3G: conexão 3G e App Store (2008)

iPhone

O iPhone 3G é um marco aqui no Brasil por ter sido o primeiro modelo a ser comercializado por aqui. Como o próprio nome sugere, um dos seus diferenciais foi que ele apresentava suporte para GPS, a rede de internet de 3ª geração que até hoje ainda é utilizada embora já tenhamos a 4G e 5G em alguns lugares.

Ele também trouxe a App Store, uma loja digital para que os usuários pudessem instalar aplicativos no aparelho, mesmo que fossem de terceiros. Porém, no geral, ele ainda era muito parecido com o primeiro modelo, principalmente em termos de especificações. A câmera também era de 2 MP e a tela de 3,5 polegadas. A memória RAM também era de 128 MB mas esse tinha a opção de 8 GB ou 16 GB de armazenamento.

iPhone 3GS: gravação de vídeo e mais memória (2009)

iPhone

O iPhone 3GS ganhou o S no nome por causa da palavra “Speed” (velocidade, em tradução). O novo smartphone da Apple chegava com mais opções de memória, seja RAM ou armazenamento. Em relação a memória RAM ele passou a ter 256 MB. Já no armazenamento, além das versões de  8 GB ou 16 GB, o modelo também ganhou uma versão de 32 GB.

Um destaque para o iPhone 3GS é que foi o primeiro a vir com a opção de cor branca. A câmera também foi alvo de melhorias, passando de 2 para 3,15 MP e trazendo o suporte para a gravação de vídeos com resolução máxima de 480p.

iPhone 4: mudança no visual e muitas melhorias (2010)

iPhone

O iPhone 4 foi o primeiro a sofrer grandes mudanças em relação ao modelo antecessor, trazendo muitas novidades. Para começar, ele ganhou um novo visual e novo material de construção. Deixando de lado o policarbonato usado nos modelos anteriores, o iPhone 4 foi fabricado com aço inoxidável nas laterais e vidro na parte traseira, ganhando também aquele visual mais reto.

A tela, embora tenha permanecido do mesmo tamanho de 3,5 polegadas, ganhou uma nova resolução, de 960 x 640 pixels, que na época era considerada uma alta resolução. Por isso, ela passou a se chamar Retina Display.

Além disso, o iPhone 4 também ganhou melhores especificações. A sua memória RAM aumentou para 512 MB e ele manteve as opções de armazenamento de 8 GB, 16 GB ou 32 GB. A câmera traseira recebeu uma lente melhor, de 5 MP, e aumentou a resolução máxima da gravação de vídeos para 720p, ou seja, HD.

O dispositivo foi o primeiro a ganhar uma câmera frontal, sendo ela VGA e com suporte também para gravação de vídeos, só que em 480p. Por fim, o iPhone 4 foi o primeiro a vir com o processador da empresa, que fez sua estreia com o Apple A4.

iPhone 4S: chegada da Siri (2011)

iPhone

Com a mudança do material de fabricação do iPhone 4, o modelo acabou tendo um problema de mau funcionamento das antenas por causa do posicionamento, e o iPhone 4S chegou com algumas mudanças nesse arranjo para solucionar esse problema.

Ele trouxe também a nova geração do chip da Apple, o A5, além de ter sido o primeiro modelo de iPhone a vir com a opção de 64 GB de armazenamento interno. A câmera traseira mais uma vez manteve sua evolução, passando a ser de 8 MP e com suporte para gravação de vídeos agora em Full HD.

Um destaque para esse modelo é que ele foi o primeiro a trazer a Siri, a assistente digital da empresa que até hoje se mantém firme e forte nos iPhones e é um recurso muito utilizado pelos consumidores.

iPhone 5: chegada do 4G e tela maior

iPhone

Com a chegada do iPhone 5, a Apple pela primeira vez resolveu aumentar um pouco o tamanho da tela, que passou de 3,5 polegadas para 4 polegadas. Isso fez com que ela ficasse mais esticada e o aparelho mais “alto”. A Apple também decidiu deixar o acabamento de vidro de lado, substituindo pelo alumínio.

Assim o iPhone 5, embora tivesse uma tela maior, conseguiu ser mais leve e mais fino do que os modelos anteriores. Ele também marcou a mudança do conector de 30 pinos para o famoso conector Lightning.

Outro destaque do iPhone 5 é que ele foi o primeiro a receber suporte para conexão 4G. Além disso, também chegou com chip mais avançado, o A6 e finalmente ganhou 1 GB de memória RAM. A bateria também teve destaque por durar mais nesse modelo e a câmera frontal deixou de ser VGA para ser de 1,2 MP.

iPhone 5C e iPhone 5S: chegada do Touch ID (2013)

iPhone

Em 2013 foi o primeiro ano que a Apple apresentou dois aparelhos para públicos distintos. O primeiro deles foi o iPhone 5C, que era uma versão mais barata e focada nos jovens que não precisavam mais muitos avanços no aparelho. Por isso, ele tinha as mesmas especificações do iPhone 5 do ano anterior, mas trazia um corpo feito com o policarbonato e, por isso, com opções mais coloridas.

Já o iPhone 5s chegou como o modelo com inovações daquele ano. Ele tinha o mesmo design do iPhone 5, com os mesmos materiais, e seu grande destaque foi a chegada do Touch ID pela primeira vez, permitindo assim que os usuários pudessem desbloquear o dispositivo com a impressão digital.

Além disso, ele também teve melhoria com a chegada do chip A7, que passou a ser um processador 64-bits e, por isso, dando um salto em relação ao desempenho.

iPhone 6 e iPhone 6 Plus: telas maiores de verdade (2014)

iPhone

Um dos grandes destaques dos novos modelos de iPhone 6 e iPhone 6 Plus apresentados em 2014 foi, sem dúvidas, a chegada de telas maiores para a linha de dispositivos da Apple. Dessa vez eles ofereciam display de 4,7 polegadas para o iPhone 6 e 5,5 polegadas para o iPhone 6 Plus, sendo um grande salto em relação aos antecessores nesse quesito.

O iPhone 6 contava com resolução HD enquanto o modelo Plus já tinha com resolução Full HD. Outro ponto interessante dos modelos de 2014 é que eles foram os pioneiros do Apple Play, o sistema de pagamento da empresa através de NFC por aproximação. O modelo Plus também contava com estabilização óptica na câmera e uma bateria maior do que o modelo padrão.

Ambos vinham com o processador Apple A8 e 1 GB de memória RAM. O armazenamento agora chegava a até 128 GB e a câmera traseira tinha sensor de 8 MP. Os aparelhos acabaram sendo alvos de críticas na época por causa do “bendgate”, quando muitos usuários reportaram que eles estavam entortando com muita facilidade, mesmo sendo usados no bolso das calças.

Siga o Hardware.com.br no Instagram

iPhone 6S e iPhone 6S Plus: chegada do 3D Touch e gravação em 4K (2015)

iPhone

Os modelos lançados em 2015 mantiveram o mesmo design dos anteriores e por isso a Apple também manteve a nomenclatura de geração. Porém dessa vez eram chamados de iPhone 6S e iPhone 6S Plus, novamente trazendo o S de “Speed” para revelar melhorias de desempenho e velocidade.

Eles vieram com o novo processador da Apple, o A9, e ganhou o dobro de memória RAM, finalmente saltando de 1 para 2 GB. As câmeras também ganharam melhorias já que a traseira agora oferecia um sensor de 12 MP e a frontal com 5 MP. Além disso, a câmera traseira também passou a ter suporte para gravação de vídeos em 4K.

Um grande destaque desses modelos é que eles apresentaram a tecnologia 3D Touch. Ela permite que a tela identifique a pressão exercida pelo dedo e assim possa realizar comandos diferentes. É o que permite pressionar um aplicativo para abrir opções ou arrastá-lo na tela principal, por exemplo.

iPhone SE: primeira geração de um modelo mais em conta (2016)

iPhone

Em 2016 a Apple apresentou o modelo de iPhone SE, que foi visto como muitos como um sucessor do iPhone 5C. Isso porque, assim como o 5C, ele chegou como uma opção mais básica e mais barata para quem queria um smartphone da Apple da época. Porém esse modelo não tinha as opções coloridas em policarbonato.

Em termos de design ele era muito parecido com o iPhone 5S, porém suas especificações ganharam algumas melhorias que se assemelhavam ao iPhone 6s como por exemplo o processador e a câmera traseira. A tela, porém, era de 4 polegadas.

iPhone 7 e iPhone 7 Plus: sem entrada para fones e com certificação (2016)

iPhone

Ainda em 2016, a Apple também lançou seus modelos de iPhone de última geração do ano, que foram os iPhones 7 e iPhone 7 Plus. Uma das decisões mais polêmicas da empresa em relação a sua linha de smartphones também aconteceu com esses modelos, quando eles retiraram a entrada para fones de ouvido. Isso porque, no mesmo evento, ela apresentou os AirPods.

Porém eles foram também os primeiros a vir com certificação de resistência, sendo ela a IP67 que garantia resistência a água e a poeira. Outro grande destaque dos modelos é que a versão Plus ganhou uma segunda câmera traseira, sendo o primeiro iPhone a ter câmera dupla na parte de trás.

É nessa geração também que a Apple apresenta o recurso de Modo Retrato, que se tornou tão popular e até hoje é muito utilizado. Os aparelhos vinham com o chip Apple A10 Fusion e as opções de armazenamento eram de 32 GB, 128 GB ou 256 GB. A câmera frontal também ganhou uma melhoria passando a ser de 7 MP.

O iPhone 7 Plus também se destacou por ter, além da câmera extra, também mais 1 GB de memória RAM.

iPhone 8 e iPhone 8 Plus: introdução do carregamento sem fio (2017)

iPhone

Como em 2017 o foco da Apple foi mesmo apresentar o iPhone X, os novos modelos de iPhone 8 e iPhone 8 Plus não ganharam diferenças muito significativas em relação aos modelos anteriores. Eles contaram com design praticamente idêntico, telas parecidas e até o conjunto de câmeras com sensor único de 12 MP.

Uma mudança foi no armazenamento, já que os modelos de 2017 só tinha opção de 64 GB ou 256 GB. Além disso, eles ganharam o novo processador, o A11 Bionic, que garantia uma melhoria de desempenho.

iPhone X: comemoração de 10 anos com mudança de design (2017)

iPhone

O iPhone X foi o grande destaque de 2017, sendo o modelo premium com grande mudanças para comemorar os 10 anos de lançamento dos smartphones da Apple. Ele trouxe a maior mudança de design já vista na linha desde o lançamento do primeiro, deixando de lado o botão Home e trazendo uma tela de ponta a ponta.

Com essa mudança, o Touch ID também acabou sendo substituído pelo Face ID, que faz o reconhecimento facial do usuário pela câmera ao invés da impressão digital. A tela, que ocupava grande parte da frente do aparelho, ganhou também o famoso notch, um recorte para abrigar a câmera frontal e os sensores.

A tela também passou a ser OLED pela primeira vez e com tamanho maior, de 5,8 polegadas. Ele também veio com o chip Apple A11 Bionic e as opções de armazenamento eram de 64 GB, e 256 GB.

iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max: incorporação do novo design (2018)

iPhone

Agora o novo design sem botão Home e com bordas mais finas passou a ser o padrão para todos os aparelhos top de linha. Nesse ano 3 deles foram lançados. O iPhone XR foi o modelo mais básico e mais barato e por isso não tinha tela OLED e sim IPS LCD com 6,1 polegadas.

Os dois modelos mais avançados contavam com armazenamento de até 512 GB e memória RAM de 4 GB. O iPhone XS manteve a tela de 5,8 polegadas do modelo antecessor enquanto o iPhone XS Max teve a maior tela em um iPhone até então, de 6,5 polegadas.

iPhone 11, iPhone 11 Pro e 11 Pro Max: 3 câmeras traseiras e mais bateria (2019)

iPhone

Em 2019 a Apple deixou de lado o número romano para voltar ao uma nomenclatura mais fácil, e por isso os modelos foram iPhone 11. O iPhone 11 era o mais básico e veio como sucessor do iPhone XR, enquanto os iPhone 11 Pro e 11 Max eram os sucessores do iPhone XS e XS Max.

A câmera traseira foi um destaque a parte, já que ganhou um novo módulo para os sensores que foi apelidado como “cooktop” e acabou se tornando uma tendência nos próximos aparelhos. Além disso, foi nesse ano que marcou a chegada de uma câmera com lente ultra wide nos iPhones.

Os dois modelos mais avançados tinham um acabamento mais premium, com aço inox e vidro fosco, além da tela OLED. Em termos de especificações, o destaque foi para o chip A13 Bionic mais avançados. Todos os modelos vinham com 4 GB de memória RAM.

iPhone SE 2020: segunda geração do modelo mais acessível (2020)

iPhone

Em 2020 a Apple lançou mais uma opção de smartphone mais acessível da sua linha SE, sendo esse modelo uma mistura do iPhone 8 e do iPhone 11. Em termos de visual ele ainda mantinha aquele design mais antigo do iPhone 8, porém em especificações trazia a modernidade do chip A13 Bionic.

Sua memória RAM era de 3 GB, ele tinha apenas uma câmera na parte traseira e a tela ainda era de 4,7 polegadas. Como tinha o design do iPhone 8 ainda mantinha o botão Home e o Touch ID.

iPhone 12 mini, iPhone 12, iPhone 12 Pro e 12 Pro Max: conexão 5G e um toque de nostalgia (2020)

iPhone

Em 2020 a Apple pegou muitos de surpresa por lançar 4 versões de uma mesma geração de uma vez. Entre eles estava a opção do iPhone 12 mini, com tela de 5,4 polegadas, para quem quisesse uma versão mais compacta e mais barata.

O design do iPhone 12 em todas as versões também sofreu algumas pequenas mudanças, voltando com as laterais mais retas que eram vistas em modelos como o iPhone 5 e iPhone 5S. Todos eles tinham tela OLED e, por isso, mesmo com o iPhone 12 sendo o sucessor do iPhone 11 e mantendo a tela de 6,1 polegadas, era mais leve que o antecessor.

O iPhone 12 Pro Max ganhou uma tela ainda maios, de 6,7 polegadas, e o iPhone 12 Pro com uma tela de 6,1 polegadas. As câmeras também ganharam melhorias como a chegada do modo noturno, gravação de vídeos em HDR Dolby Vision e também a chegada do sensor LiDar que garante mapeamento 3D.

O modelo mais avançado vinha ainda com uma estabilização óptica de imagem por deslocamento de sensor, melhorando ainda mais o recurso para a gravação de vídeos. Além disso, todos eles vieram com o chip Apple A14 Bionic e os modelos Pro contavam com 6 GB de memória RAM.

A certificação também foi melhorada, sendo agora a IP68 que garante proteção contra mergulho de até 6 metros, um aumento de 2 metros em relação a geração passada.

iPhone 13 mini, iPhone 13, iPhone 13 Pro e 13 Pro Max: taxa de atualização de 120 Hz (2021)

iPhone

No ano passado a Apple lançou os mais recentes iPhones, a geração 13 dos aparelhos. A empresa manteve os 4 modelos, sendo um deles o mini, porém dessa vez com tela de 5,4 polegadas. Outra mudança é que essa versão mais barata conta também com opção de 128 GB de armazenamento.

Em relação ao design as mudanças foram poucas como as opções de cores, o posicionamento das câmeras e o notch menor. As maiores mudanças foram mesmo em questão de desempenho, já que eles chegaram com o chip A15 Bionic que, segundo a Apple, é mais rápido do que a concorrência.

As câmeras também melhoraram e dessa vez a estabilização óptica de imagem por deslocamento de sensor está presente em todos os modelos. A bateria também ganhou melhorias, e, segundo a Apple, ela pode aguentar até duas horas e meia a mais do que no iPhone 12.

O que esperar para o iPhone 14?

O próximo iPhone só será lançado no final do ano, então ainda teremos muito tempo até conhecê-los. Até o momento o que se espera é que a versão mais poderosa da nova geração venha com um sensor de 48 MP capaz de fazer gravações de até 8K. Para saber mais detalhes, clica aqui e confira nossa matéria sobre o assunto.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X