The Game Awards 2021: novo jogo de Star Wars deixa gamers furiosos

The Game Awards 2021: novo jogo de Star Wars deixa gamers furiosos

A cerimônia do The Game Awards 2021, que ocorreu ontem, apresentou trailers de vários jogos ainda não lançados, incluindo um novo game da franquia Star Wars.

Contudo, embora Star Wars seja um dos produtos mais adorados (e rentáveis) da cultura pop mundial, a revelação do novo jogo não obteve uma recepção positiva dos gamers e da imprensa.

Mas, antes de comentar o motivo dessa recepção negativa, vamos às informações do jogo.

Conforme a matéria escrita aqui no site sobre os anúncios do The Game Awards, “o novo jogo Star Wars Eclipse foi um dos primeiros a ser revelados no The Game Awards 2021.” “A história se passará no período da Alta República”, mas o trailer não informa quem será o protagonista do jogo.

Além disso, “ainda não há uma data de lançamento e nem em quais plataformas ele será lançado”, pois o desenvolvimento de Star Wars Eclipse ainda está no início.

No mesmo texto, informamos que o responsável pelo desenvolvimento do jogo é o estúdio francês Quantic Dream, o mesmo por trás de Heavy Rain e Detroit: Become Human.

É aí que reside o problema. Em outra matéria, também publicada hoje, noticiamos o discurso inicial do apresentador do The Game Awards 2021, Geoff Keghley, condenando as práticas abusivas na indústria de videogames. Além disso, anteriormente, organizador do evento havia afirmado que a Activision Blizzard não participaria do evento.

Leia mais:

Em contrapartida, pouco tempo depois da apresentação de Keighley, o trailer de Star Wars Eclipse, desenvolvido pela Quantic Dream foi exibido.

É aí que se encontra a contradição. O estúdio francês Quantic Dreams, embora tenha feito alguns dos jogos mais imersivos dos últimos tempos, vive uma grande polêmica.

No Tweet acima, um dos principais nomes do jornalismo de games ironiza o trailer de Star Wars no The Game Awards. “Nós do Game Awards temos um forte posicionamento contra qualquer tipo de assédios. Agora, vamos ver um novo jogo do Quantic Dream”.

Entenda o caso da Quantic Dream

Em 2018, a imprensa francesa divulgou que o estúdio tinha uma péssima conduta de trabalho e, assim como a Activision, com participação do CEO e fundador, David Cage. 

Apesar de Cage negar todas essas acusações, o chefão do estúdio que lançará o próximo Star Wars desencadeou uma série de batalhas judiciais contra a imprensa.

A postura de Cage, que em um de seus depoimentos à justiça francesa foi bastante peculiar, pedindo permissão para mentir em juízo.

David Cage, fundador do Quantic Dream.

Neste ano, a Quantic Dream foi absolvida pela corte superior francesa após ter sido condenada a pagar uma indenização em 2017. No entanto, as intenções de Cage eram maiores. O CEO da empresa buscava processar os veículos que divulgaram as informações. 

Le Monde e Mediapart foram os alvos da Quantic Dream, mas em setembro deste ano, a justiça emitiu um veredito favorável aos veículos de mídia. 

Twitter explode após anúncio de Star Wars no The Game Awards

Em qualquer outra ocasião, o anúncio de um jogo de Star Wars seria recebido com grande excitação pelo público e pela imprensa, mas esse não foi o caso desta vez.

Pelo contrário, a rede social explodiu com reações negativas de fãs que não conseguiram acreditar que um estúdio com uma reputação tão manchada pudesse fazer um jogo de uma franquia pertencente a uma das empresas mais “politicamente corretas”, como é o caso da Disney.

Além disso, o foco foi na fala anterior de Geoff Keghley, durante a apresentação do The Game Awards 2021, seguida por um trailer de um estúdio cuja cultura de trabalho segue a linha totalmente oposta do discurso do apresentador.

Por fim, mesmo que Star Wars Eclipse seja um ótimo jogo, não é possível ignorar o fato de que a indústria de games não age para coibir os maiores problemas dos trabalhadores dessa indústria.

Por exemplo, caso esse caso ocorresse na indústria cinematográfica, ações mais duras já teriam sido tomadas há muito tempo, como foi o caso do movimento MeToo.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X