iOS 16 não será compatível com iPhones e iPads mais antigos, confira quais são

iOS 16 não será compatível com iPhones e iPads mais antigos, confira quais são

À medida que o ano de 2022 se aproxima e com o recente lançamento do iOS 15.2, a Apple começará a se concentrar internamente no próximo grande lançamento, o iOS 16. De acordo com o site francês iPhonesoft, que conversou com uma fonte anônima, a Maçã planeja descontinuar o suporte para o iPhone 6s, iPhone 6s Plus e o iPhone SE original.

Já no que diz respeito aos iPads, o iPadOS 16 será incompatível com o iPad mini 4, iPad Air 2, iPad (quinta geração) e os modelos do iPad Pro lançados em 2015.

Claro, tudo isso ainda está no campo dos rumores. Nada é oficial até que a Apple anuncie o iOS 16 na WWDC 2022. A fonte do rumor, porém, tem um histórico confiável, já que ela acertou a maioria dos rumores anteriores. Por exemplo, eles revelaram antecipadamente quais dispositivos receberiam o iOS 13 e iOS 14.

Confiabilidade dos rumores

iPhone 6S
iPhone 6S e 6S Plus deixarão de ter suporte da Apple

No entanto, não podemos esconder o fato de que o mesmo site francês estava errado ano passado quando alegou que o iPhone 6s e o SE original não seriam atualizados para o iOS 15. O que acabou acontecendo é que o iOS 15 foi compatível com todos os mesmos modelos do iOS 14. O que é um feito impressionante e difícil de se ver no mundo da tecnologia. Afinal, aparelhos com 5~6 anos de idade não costumam receber muita atenção de seus fabricantes.

Supondo que a fonte do rumor esteja correta com as suas afirmações, isso significa dizer que o iOS 16 exigirá um chip A10 como a especificação mínima para poder obter os recursos mais recentes.

Mesmo que o rumor se confirme, isso ainda representa uma vida útil incrivelmente longa para os smartphones da Apple. O iPhone 6s e o iPhone SE foram lançados no final de 2015 e no início de 2016, respectivamente. Ou seja, eles receberam mais de seis anos de atualizações regulares de software. No caso do iPad mini 4, que segundo o iPhoneSoft também deixará de ter suporte, terá mais de cinco anos quando o iOS 16 for lançado.

Apple continuará a liberar patches de segurança para estes aparelhos

iPhone SE

Mesmo assim, isso não significa que estes aparelhos ficarão totalmente sem suporte. A Apple traçou planos para continuar a oferecer suporte a estes dispositivos mais antigos, com patches de segurança críticos, estendendo ainda mais a vida útil destes modelos com meia década de vida. Além disso, a Maçã continuará a dar esse suporte mais crítico para o iOS 14 também.

Em outras palavras, os usuários podem optar por aderir ao iOS 14 em vez de atualizar para o iOS 15. Supondo que a Apple cumpra suas promessas, os usuários do iPhone 6s e do iPhone SE continuarão a receber atualizações de segurança do iOS 15 por vários anos após o lançamento do iOS 16, em 2022.

E, em minha humilde opinião, é justamente esse um dos motivos que faz os iPhones desvalorizarem tão pouco aqui no Brasil. Creio que em outros mercados se dê o mesmo. Quem compra um iPhone 13 hoje, por exemplo, ainda consegue revender por um valor bem alto uns 2 ou 3 anos depois. O mesmo não ocorre nem com os Androids top de linha.

Fonte: iPhoneSoft

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X