Google anuncia novidades para o Android até o final do ano

Google anuncia novidades para o Android até o final do ano

O Google já anunciou que, para comemorar a chegada das festas de fim de ano, vai liberar novos recursos para o Android até o final de 2021. Entre as novidades estão novos widgets de aplicativos que facilitam o uso na tela principal, funções inteligentes para comunicação em família e até mesmo comandos mais úteis no Android Auto.

Lembrando que ainda essa semana a empresa já havia anunciado novidades como ampliação do catálogo do “misturador de figurinhas” que consegue unir duas figurinhas em uma diferente no GBoard, e também uma nova memória para o Google Fotos que mostra fotos de datas comemorativas.

Leia também:

Google começa a testar cabines de telepresença 3D e o resultado é impressionante
Google divulga os melhores apps da Play Store de 2021

Android Auto mais prático

android auto

O Android Auto é um dos aplicativos que receberão novidades ainda esse ano para tornar o seu uso mais rápido e prático. Para começar, será possível configurar o modo veicular para que ele possa ser ativado assim que o celular se conecta com o carro. Dessa forma, ele não precisará de nenhuma outra configuração, o que adianta as viagens e não consome muito tempo.

Outra novidade do aplicativo é que ele vai mostrar algumas sugestões de mensagens para o chat com o intuito de facilitar a comunicação, principalmente durante as viagens. Para gerar essas mensagens, o Google Assistente levará em consideração o contexto das outras mensagens e terá algumas respostas programadas para perguntas e termos mais usados como, por exemplo “Onde você está?”, que terá como uma das respostas sugeridas “estou a caminho”.

Outra melhoria chega com um botão de play maior e mais visível na tela inicial. Isso faz com que o controle de músicas durante a viagem seja mais rápido e prático, sem perder tempo para escolher a faixa. A empresa ainda ressalta que em breve será possível pedir por músicas com comando de voz, como acontece com o Google Assistente no smartphone.

Android ganha novos widgets

O Google também anunciou novos widgets de seus aplicativos para o sistema operacional. Um deles é o Google Photos, que ganha um novo widget com atalho para fotos de pessoas queridas e até mesmo animais de estimação. Basta adicionar o widgets do Google Photos, selecionar as pessoas importantes, escolher um formato para o balão e pronto. Quando quiser ver as fotos delas, é só olhar para a tela inicial.

Outros aplicativos que também ganharam novos widgets foram o Google Play Books e o Youtube Music, que permite que possam ser usados sem a necessidade de abrir o aplicativo, apenas na tela inicial, com controles de reprodução e faixas de músicas tocadas recentemente.

Gerenciamento melhor os avisos de família pelo celular

O aplicativo Family Bell também ganha melhorias, tornando a comunicação entre famílias ainda mais fácil e rápida. Ele funciona com pessoas que moram na mesma casa e a novidade permitirá com que os chefes da casa possam criar avisos nos smartphones Android, home speaker ou até mesmo em telas inteligentes.

Isso vai ajudar com que todos fiquem por dentro da agenda familiar já que vai mostrar notificações e alertas para momentos importantes do dia a dia. Também será possível adicionar compromissos e alertas em seu próprio smartphone para usar o aplicativo para tarefas individuais.

O Google sugere, para o final do ano, criação de alarmes para tarefas importantes como uma noite de filme em família ou voluntariar para uma boa causa.

Impedindo permissões em aplicativos antigos

O Android com versão 6.0 em diante também receberá uma nova ferramenta para controle de permissões de aplicativos. Ela impede que os aplicativos mais antigos continuem acessando os dados do smartphone ou que tome ações a seu benefício. Mas é importante ressaltar que essa ferramenta tem como foco os aplicativos que já não são usados há um tempo.

Ainda existe a opção de ativar novamente as permissões para eles, caso o usuário deseje, ou abrindo o aplicativo novamente ou através do menu de configurações.

Novas combinações de figurinhas e emojis

android

 

 

 

Muitas vezes apenas um emoji ou figurinha não é suficiente para expressar o que você quer naquela mensagem, certo? Pensando nisso, o Emoji Kitchen, que permite unir dois emojis em um só, está celebrando a chegada do final do ano com mais opções de combinações como, por exemplo, colocar um emoji embrulhado em um papel de presente ou até mesmo em formato de cachorro.

O misturador de emojis ganha centenas de novas adições com a atualização e vão ficar já disponíveis para a versão beta do Gboard, o teclado inteligente do Google a partir de hoje. Para o público em geral isso acontecerá em algumas semanas.

Descobrindo memórias de datas importantes

android

Essa semana o Google anunciou que está começando a liberar o novo recurso de Memórias do Google Fotos, que vai te ajudar a reviver momentos especiais. O recurso vai aparecer na grade de fotos e apresentar uma seleção de imagens e vídeos de eventos festivos como Ano Novo, Halloween, Natal, aniversários, entre outros.

Ele ainda vai oferecer controles específicos para gerenciar esses novos álbuns de fotos como a possibilidade de renomear cada um, personalizar, corrigir ou até mesmo remover da grade de fotos.

Disponibilidade

Infelizmente a empresa não definiu datas específicas para a chegada das novidades para todos, todas estão listadas como “em breve”. Porém, de acordo com a postagem, tudo deverá começar a ser distribuído até o final do ano, que não está longe.

Lembrando que elas serão distribuídas através dos aplicativos dos serviços Google e também pelo Google Play Services, que já é uma ferramenta nativa do sistema que vem em praticamente todo smartphone Android mais moderno.

Fonte: google

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X