Este é o primeiro homem do mundo a ter um olho feito em impressora 3D

Este é o primeiro homem do mundo a ter um olho feito em impressora 3D

Há uma variedade de lesões e doenças que podem resultar na perda de um olho. Os olhos protéticos são feitos de vidro pintado para se parecer com um globo ocular natural. No entanto, no futuro, as substituições de próteses oculares serão feitas por impressoras 3D. Pesquisadores da Fraunhofer Technology fizeram avanços na impressão 3D de olhos protéticos e forneceram seu olho impresso em 3D para o primeiro paciente.

Os pesquisadores da Fraunhofer desenvolveram várias novas tecnologias que melhoram a atual produção manual de dispositivos protéticos. A tecnologia utiliza um software chamado Cuttlefish: Eye. Ele faz uma varredura 3D da órbita ocular junto com uma foto colorida calibrada do olho saudável para criar uma réplica 3D.

Leia também
Pesquisadores desenvolvem nova técnica de impressão 3D que pode ser utilizada para imprimir órgãos

O software então utiliza um driver de impressão 3D para imprimir o olho usando uma impressora 3D multicolorida e multimaterial. O resultado da tecnologia de impressão 3D e do escaneamento do olho saudável é uma prótese que parece muito mais realista. Outro benefício dessa tecnologia é que ela requer apenas uma fração do tempo para criar a prótese. Se fosse feita individualmente à mão, a prótese poderia até ficar mais realista, mas demoraria muito mais tempo.

Recentemente, uma prótese ocular criada usando o processo foi dada a um paciente em um ensaio clínico conduzido no Moorfields Eye Hospital London. Os pesquisadores trabalharam neste processo por 04 anos antes que o primeiro olho fosse usado para tratar um paciente.

O professor Mandeep Sagoo, oftalmologista consultor da Moorfields, diz que ele e outros pesquisadores do projeto esperam que o próximo ensaio clínico forneça evidências destacando o valor da tecnologia. Sagoo também espera que a tecnologia faça uma diferença significativa no tratamento dos pacientes e reduza as filas de espera por próteses.

Só na Europa cerca de 750 mil sofreram ferimentos e doenças que exigiram a remoção de um olho. No mundo todo são mais de 8 milhões de pessoas. A nova tecnologia aprimora a criação de próteses de olhos, que são utilizadas nos mesmos processos de fabricação há décadas.

Nos métodos comuns para a produção das próteses oculares, o procedimento de moldagem é bem invasivo, exigindo até anestesia geral. Depois disso, o processo de produção artesanal é bem demorado, chegando a vários meses de espera até que o olho esteja disponível. Com a nova tecnologia, a consulta inicial para um paciente que recebe o olho impresso em 3D dura alguns segundos.

Fonte: Fraunhofer IGD

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X