Em seu metaverso, a Oppo anuncia óculos AR e novo processador 

Em seu metaverso, a Oppo anuncia óculos AR e novo processador 

Oppo Inno Day é o evento de tecnologia da Oppo, realizado virtualmente ontem (14) e hoje (15), em que empresa anunciou um par de óculos de realidade aumentada e seu novo processador.

Antes de falar sobre os óculos e o novo processador, é necessário destacar como a Oppo realizou o evento. Além de conferências presenciais, a empresa chinesa criou um metaverso para qualquer pessoa poder visitar locais que informam sobre os novos produtos. 

Eu criei meu avatar e gastei uns 20 minutos transitando pelo mundo virtual da Oppo, que, certamente, foi criado para impulsionar ainda mais a repercussão dos óculos de realidade aumentada.

Meu avatar participando do Oppo Inno Day

Curiosamente, o formato dos óculos são convencionais, que remetem aos smart glasses. Para quem não se lembra, no início da década passada, o hype em torno dos smart glasses era enorme, cujo protagonista era o Google Glass.

Contudo, assim como o Stadia (outro produto “inovador” do Google), os óculos se provaram um fiasco e a empresa abandonou a ideia.

Consequentemente, o mercado, a indústria e a mídia colocaram os smart glasses no rol dos produtos esquecidos de tecnologia. Em 2021, ninguém mais se lembra do boom que foi o Google Glass.

Oppo Air Glass

Aparentemente, uma gigante da indústria tech chinesa quer ressuscitar os smartglasses. Tal empresa é a Oppo — que já anunciou o seu primeiro celular dobrável, na intenção de se inserir nesse mercado —, que anunciou ontem o Oppo Air Glass.

Leia mais: Oppo lança celular dobrável para concorrer com a Samsung

O Oppo Air Glass, de acordo com a empresas, é um par de óculos bem leves cujo fim é ajudar que o usuário “aproveite mais a vida cotidiana”.

Essencialmente, o Oppo Air Glass é um par de óculos comum, mas com uma segunda armação que de maneira magnética se encaixa no aro  direito dos óculos. Veja abaixo meu avatar visitando o stand do Oppo Air Glass.

Essa armação individual com o componente magnético contém o projetor, a placa mãe, o processador para wearables Snapdragon 4100, bateria, Wi-Fi, Bluetooth, microfones e alto-falantes.

Vale ressaltar que não há câmeras nesse smartglasses. Possivelmente, a Oppo quer evitar polêmicas, sobretudo em um momento em que as empresas chinesas de tecnologia vivem um período conturbado.

Oppo óculos processador
Processador em óculos da Oppo consegue fazer traduções em tempo real. Créditos: Oppo

Aliás, por ora, o Oppo Air Glass terá um lançamento limitado na China, previsto para o primeiro trimestre de 2022. Por fim, a empresa não revelou o preço do produto.

Você também deve ler!

MariSilicon X, o processador da Oppo

A maior novidade para aqueles que gostam de hardware é o processador MariSilicon X, anunciado ontem (14).

O chipset integra  uma NPU (Unidade de Processamento Neural) a um processador de sinal de imagens. Desse modo, o Find N processa vídeos e imagens utilizando habilidades de Inteligência Artificial.

O MariSilicon X é fruto de uma parceria da Oppo com a TSMC, que fabricou o chip em processo de 6 nm. O processador deve aparecer no primeiro smartphone flaghsip da Oppo em 2022.

Segundo Jiang Bo, diretor sênior da Oppo, a empresa demorou dois anos para desenvolver esse chip, que foca essencialmente no processamento de imagens e em cálculos de Inteligência Artificial.

Leia mais: Oppo irá fabricar chips de 3 nm para seus smartphones

Na apresentação do processador, o MariSilicon X conseguiu criar uma unidade de processamento neural capaz de fazer 18 TOPS (trilhões de operações por segundo). Além disso, a Oppo garante que esse é o chipset com melhor eficiência de energia porque o processador de imagem (ISP) foi montado no econômico processo de 6 nm.

Especificações da NPU MariSilicon X. Créditos: Oppo

A título de comparação, o Apple A15, processador do iPhone 13, fabricado pelo processo de 5 nm consegue realizar 15,8 TOPS.

Oppo inova em tecnologia de câmera

Além do alto desempenho do MariSilicon X, o chip também é notável pelo seu processamento Ultra HDR de imagens. Em testes, a Oppo consegue gravar vídeos com 20-stops (o alcance de exposição de uma câmera, comumente chamado de velocidade aqui no Brasil) e 20-bits (profundidade de campo) em resolução 4K HDR.

Oppo óculos processador
Créditos: Oppo

Além disso, a Oppo afirma que a câmera consegue uma taxa de contraste de um 1.000.000:1 (1 milhão a 1), o que, de acordo com a empresa, se equipara a percepção de alcance dinâmico do olho humano.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X