Em email vazado, Elon Musk comenta sobre possível falência da SpaceX

Em email vazado, Elon Musk comenta sobre possível falência da SpaceX

Ao contrário da Tesla, as coisas não estão tão boas na SpaceX, de acordo com o próprio CEO e fundador, Elon Musk.

Na última segunda-feira (29/11) vazaram um email enviado por Musk aos funcionários da SpaceX — cuja veracidade foi confirmada pela CNBC — em que o bilionário afirmava sobre um “risco genuino de falência” devido à falta de progresso nos motores Raptor.

De acordo com o email de Musk, a situação está tão feia que a SpaceX precisará, no ano que vem, atingir uma média de voo do foguete Starship a cada quinzena para evitar o desastre financeiro da empresa.

Starship é o foguete em desenvolvimento pela SpaceX cuja finalidade é realizar a empreitada de Elon Musk de levar a humanidade a Marte. Além disso, antes da viagem ao planeta vermelho, o Starship é a nave que fará a viagem de retorno da Lua como parte do programa Artemis.

Elon Musk SpaceX
Teste de voo da Starship. Créditos: SpaceX

No entanto, para que o sonho audacioso de Musk se torne realidade, a SpaceX precisa resolver alguns problemas em relação à produção de motores.

Recentemente, foi divulgado que a empresa enfrenta dificuldades  na produção do motor Raptor, (um motor a base de metano com ciclo de combustão em estágios de fluxo total)

Em email vazado, Musk demonstra preocupação com o Raptor

O CEO da Tesla e da SpaceX, apelidado de Tony Stark do mundo real, é conhecido pela sua ética de trabalho, o que inclui a recusa aos feriados. No entanto, Elon Musk tinha planos de uma folga no feriado de Ação de Graças (Thanksgiving), que ocorreu no último dia 25.

Leia também: Bill Gates critica os programas espaciais de Elon Musk e Jeff Bezos

Mas, com a situação do Raptor, o CEO da SpaceX desistiu de tirar uma folga, o que fica nítido pelo email.

“Infelizmente, a crise na produção do Raptor é pior do que aparentava há algumas semanas. Conforme examinávamos os problemas, após a saída de um executivo do alto escalão da empresa, a situação, infelizmente, se tornou mais grave do que havia sido reportada. Não há outra forma de suavizar essa informação.

Eu iria tirar uma folga nesse final de semana, o que seria meu primeiro final de semana de folga desde um longo tempo. Mas, em vez disso, eu estarei na linha de frente de produção do Raptor todas as noites do fim de semana”.

Os motores Raptor. Créditos: SpaceX

Sobre o executivo de alto escalão citado no email, Elon Musk provavelmente se referiu a Will Heltsley, ex-vice-presidente sênior de propulsão da SpaceX.

De acordo com a CNBC, além de Heltsey, Lee Rosen, vice-presidente missão e operação de lançamentos, e Rick Lim, diretor sênior missão e operação de lançamentos, também deixaram a empresa.

Desse modo, a produção do motor Raptor ficou sob o comando de Jacob Mackenzie, que trabalha na SpaceX há seis anos.  No Tweet abaixo, Musk afirma que a situação do Raptor “está sendo consertada”.

Mesmo com o feriado, Elon Musk ‘exige’ que funcionários da SpaceX voltem ao trabalho

Na continuação do email, Elon Musk deixa claro aos funcionários da SpaceX a necessidade de retorno ao trabalho mesmo durante um feriado nacional. Musk chega ao ponto de exigir o retorno justificando a necessidade do foguete Starship para o satélite Starlink V2.

Elon Musk SpaceX
Render da Starship em órbita. Créditos: SpaceX

A não ser que vocês tenham um problema familiar grave ou não possam retornar à Hawthorne [sede da SpaceX], precisamos de todas as mãos a bordo do navio para conseguir nos recuperar desse problema, que é, francamente, um desastre.

Se não conseguirmos produzir uma quantidade suficiente de Raptors funcionais, a consequência para a SpaceX é de que não conseguiremos levar a Starship ao espaço, o que signifcia, portanto, que não levaremos, também, o satélite Starlink V2 ao espaço. O Satélite Starlink V1, por si só, é financeiramente fraco, enquanto o V2 é forte.

Além disso, estamos aumentando a produção de terminais para milhões de unidades por ano, o que consome bastante capital, pois presumimos que o satélite V2 estará em órbita para controlar a demanda de energia. Caso contrário, esses terminais serão inúteis.”

Ao finalizar a mensagem, Musk enaltece o risco de falência:

“O que está em jogo, de fato, é que enfrentamos um risco genuíno de falência caso não fizermos um voo do Starship a cada duas semanas no ano que vem.

Obrigado,

Elon”.

No Twitter acima, após o vazamento do email, Musk comenta sobre a questão da falência, ressaltando a resseção global e a perda de capital da SpaceX. O bilionário afirma que “embora a falência da SpaceX seja improvável, ela não é impossível”.

Após isso, ele cita que a GM e a Chrysler entraram em processo de falência com a crise econômica de 2008.  finalizando com a frase “Apenas os paranóicos sobrevivem”, lema do ex-CEO da Intel, Andrew Grove.

Quer saber 15 curiosidades sobre Elon Musk? Veja aqui!

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X