Starlink testará internet de alta velocidade por satélite em comunidade paulista

Starlink testará internet de alta velocidade por satélite em comunidade paulista

Nesta segunda-feira (22) a Starlink, em parceria com a ONG internacional Luta Pela Paz, protocolou um pedido para fazer uma demonstração dos equipamentos usados em suas conexões de altas velocidades. Caso você não saiba, a Starlink é ligada à SpaceX, do bilionário Elon Musk. O objetivo da companhia é levar internet de baixa latência e alta velocidade através de satélites.

Para a demonstração em questão serão conectados cerca de 40 alunos de uma escola da comunidade Savoyzinho, no bairro Parque Savoy, zona leste de São Paulo. Se tudo der certo, os alunos terão acesso à internet via satélite, com baixíssima latência e alta velocidade.

Primeiro teste da Starlink no Brasil

Este será o primeiro teste de conexão no Brasil e em uma comunidade de baixa renda. Para viabilizar o teste, a Starlink enviou um documento para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) onde explica sobre como irá fornecer a internet para os 40 estudantes.

Starlink

No documento a empresa explica que dará para a ONG Luta Pela Paz um kit com a antena, o suporte, os cabos, o roteador Wi-Fi e uma fonte de energia para fazer tudo funcionar. O roteador Wi-Fi, inclusive, já foi até homologado pela Anatel. Trata-se de um modelo compatível com Wi-Fi 5 (802.11ac) e que usa o padrão MU-MIMO 3×3. Ou seja, ele é capaz de fazer transmissão em 3 “vias” simultâneas.

O objetivo do teste, além de tentar fazer a conexão com os satélites Starlink, é monitorar o funcionamento dos equipamentos do terminal. Ou seja, checar se a antena e o roteador estão funcionando dentro dos conformes.

Como o teste será feito?

No documento enviado à Anatel a empresa também detalha como o teste será feito. Primeiramente deve-se conectar a fonte de energia à antena da Starlink. Assim que ela é ligada, a antena começa a procurar pela “constelação” de satélites em órbita e que fornecem conexão para aquela localização.

Starlink

A localização dos satélites e a efetivação da conexão demora mais ou menos 15 minutos, a depender das condições climáticas. Assim que a antena estabelece a conexão, ela se inclina e se fixa nesta posição, afim de maximizar a potência e estabilidade do sinal. Além disso, para que o sinal se mantenha estável, é importante que não haja nenhum objeto entre a antena e o satélite. Ou seja, o céu precisa estar limpo.

Esse teste da Starlink no Brasil já pode ser fruto da aproximação feita entre o governo brasileiro e Elon Musk. Na semana passada o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, se encontrou com Elon Musk. No encontro foi discutido sobre como a internet via satélite pode beneficiar regiões rurais e mais afastadas dos grandes centros. Além disso, ela pode ser usada também para monitorar o desmatamento.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X