Samsung revela primeira memória DRAM LPDDR5X para smartphones

Samsung revela primeira memória DRAM LPDDR5X para smartphones

A Samsung anunciou hoje (9) a primeira memória DRAM com o padrão LPDDR5X, que oferece um boost notável em desempenho e redução do consumo de energia.

De acordo com a Samsung, a memória foi desenvolvida para impulsionar o crescimento de softwares e recursos que demandam maior velocidade de transferência de dados, como o 5G, a inteligência artificial e o metaverso.

“Recentemente, o mercado de segmentos hiperconectados, como Inteligência Artificial, realidade aumentada e o metaverso — que demandam um processamento de dados em uma escala extramente veloz —, se expandiu rapidamente”, afirmou SangJoon Hwang, Vice-presidente sênior da Samsung e Diretor do time de desenvolvimento de memórias DRAM. 

O novo módulo LPDDR5X de 16 GB foi desenvolvido através do processo de fabricação de 14 nm e possui uma taxa máxima de transferência de dados de 8.533 Mbps.

Essa taxa é 33% maior que a das memórias LPDDR5, que alcançam até 6.400 Mbps. Além dessa ampliação no desempenho, a nova memória DRAM LPDDR5X da Samsung reduz o consumo de energia em 20%. Aliás, a sigla LPDDR significa Low Power Double Data Rate 5X é uma memória de acesso aleatório dinâmico (DRAM) com taxa dupla de transferência de dados em um baixo consumo de energia.

Samsung usará a memória DRAM LPDDR5X em outros produtos além dos celulares

Possivelmente, a memória DRAM LPDDR5X da Samsung possa aparecer, inicialmente, na linha Galaxy S22, cujo lançamento, de acordo com analistas da indústria, será em fevereiro de 2022.

Leia mais: Samsung já começa produção em massa do Galaxy S22

Segundo a Samsung, essa DRAM de 16 GB pode ser inserida em chips de memória de até 64 GB.

Samsung DRAM LPDDR5X
Créditos: Samsung

No entanto, a Samsung não quer limitar-se apenas ao mercado de smartphones, revelando planos ambiciosos para essa memória DRAM LPDDR5X.

A empresa afirmou que irá colaborar com grandes fabricantes de chips para estabelecer uma estrutura mais viável para a expansão da realidade digital. Segundo a Samsung, a DRAM LPDDR5X será uma das bases dessa expansão.

“A nossa memória DRAM LPDDR5X irá expandir o uso de memórias de alto desempenho, mas com baixo consumo de energia, além do mercado de smartphones. A intenção é levar nvos recursos para produtos que utilizam IA, como grande servidores, e até mesmo automóveis”, finalizou SangJoon Hwang

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X