Este é o primeiro processador de 7nm para TVs: suporte para 8K 120 Hz

Este é o primeiro processador de 7nm para TVs: suporte para 8K 120 Hz

A chinesa MediaTek anunciou o Pentonic 2000, primeiro processador voltado para TVs construído sob o processo de produção de 7nm, através do processo N7 da TSMC.  Este SoC (System on Chip) foi projetado para atender o mercado de TVs ou monitores com resolução 8K com suporte para até 120 Hz.

Assim como qualquer outro processador de imagem voltado TVs, essa nova solução da MediaTek lida diretamente com a questao do upscalling. O Pentonic 2000, alicerçado com uma poderosa inteligência artificial, consegue redimensionar qualquer conteúdo para a resolução nativa da TV, que no caso é o 8K (7680×4320 pixels).

TVs com resolução 8K consegue entregar até 33 milhões de pixels, o que representa 4x mais pixels que a resolução 4K (Ultra HD). A MediaTek enfatiza que o Pentonic 2000 é o chip para SmarTV mais poderoso do mercado de televisores.

Além do CPU, este System on Chip também combina GPU e armazenamento rápido UFS 3.1. O Pentonic 2000 também é o primeiro chip comercial para TVs 8K com suporte para o H.266 da Versatile Video Coding (VVC), o que garante uma maior eficiência de compressão para streaming de próxima geração. O Pentonic 2000 também oferece suporte às tecnologias Dolby Vision e Dolby Atmos.

HEVC, VP9, ​​AVS3 e os mais recentes mecanismos de decodificação de hardware AV1, também são suportados pelo Pentonic 2000.

As primeiras TVs equipadas com o Pentonic 2000 estarão disponíveis ao longo de 2022.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X