Processadores M1 Pro e M1 Max entregam até 4x mais desempenho que o M1, diz Apple

Por: Pablo Nogueira

A Apple anunciou ontem (18) os seus novos processadores M1 Pro M1 Max, dando prosseguimento ao lançamento dos chips feitos exclusivamente para o Mac.

Como esperado, o M1 Pro é uma versão mais potente do chip M1, lançado em novembro do ano passado para os dispositivos Macs.

De acordo com a Apple, o M1 Pro entrega um desempenho 4 vezes mais rápido que o M1 convencional. Segundo Tim Cook, CEO da Apple, o M1 Pro é, de fato, “um divisor de águas”.

No entanto, o novo chip não é, essencialmente, um sucessor do M1, mas, sim, uma versão aprimorada do chip atual.

“Aumentando a arquitetura transformacional do M1, o M1 Pro oferece um desempenho incrível com uma eficiência energética de alto nível”, afirmou a Apple em comunicado.

A também empresa lançou o M1 Max, que, segundo a mesma, ao lado do M1 Pro, entrega uma performance 70% superior ao chip convencional. Além disso, a GPU do M1 Max é 4 vezes mais rápida que a do M1, permitindo que os usuários mais exigentes possam executar tarefas que demandam alto desempenho gráfico.

Nova arquitetura

Tanto o M1 Pro quanto o M1 Max contam com uma nova arquitetura desenvolvida para sistemas mais avançados. Ambos os chips possuem uma memória unificada mais rápida, bem como uma largura de banda superior.

A família de chips M1. Créditos: Apple

O M1 Pro conta com 200 GB/s de largura de banda de memória, com suporte a até 32 GB de memória RAM unificada. O M1 Max, por sua vez, conta com 400 GB/s de largura de banda e permite até 64 GB de memória unificada.

Segundo a Apple, tal capacidade de memória no M1 Pro e Max trará desempenhos gráficos nunca antes vistos em notebooks. Isso porque a arquitetura dos novos chips entregam o mesmo nível de desempenho mesmo se o MacBook Pro não esteja utilizando o carregador.

Leia também: iMac 2021 chega com processador M1 e diversas opções de cores

Além disso, ambos os processadores possuem recursos de mídia otimizados, contando com aceleradores ProRes, dedicados especificamente ao processamento de vídeos profissionais.

“Com o seu desempenho incrível, o processador M1 transformou nossos sistemas mais populares, contando com tecnologias personalizadas. Até então, nenhuma empresa havia desenvolvido um SoC para um sistema profissional antes do M1 Pro e do M1 Max”, afirmou o vice-presidente de Tecnologias de Hardware da Apple, Johnny Srouji.

Srouji complementa os elogios aos processadores afirmando que os altos ganhos em desempenho gráfico de processamento, bem como um novo motor gráfico de mídia e outras tecnologias avanças, levam os chips da Apple a outro nível.

M1 Pro

O chip M1 Pro conta com 33,7 bilhões de transistores, mais que o dobro do M1. Créditos: Apple

O M1 Pro, segundo a Apple, utiliza o processo de fabricação de 5 nanômetros, contando com 33,7 bilhões de transistores, ou seja, o dobro do M1 convencional.

Além disso, o processador possui 10 núcleos, sendo oito desses de alto desempenho.

Se comparado com o M1, de oito núcleos, o M1 Pro entrega 1,7x mais desempenho de CPU, mas com o mesmo nível de uso de energia, alcançando um desempenho igual ao do chip para PCs, apesar de consumir menos energia.

Segundo a Apple, os testes foram conduzidos entre agosto e setembro deste ano, utilizando benchmarks padrões da indústria.

Benchmark comparando o desempenho e o consumo de energia entre os novos chips M1 com a primeira versão e outros processadores de PC. Créditos: Apple

“Até as tarefas mais complexas, como edição de fotos de alta resolução, foram executadas com facilidade pelo M1 Pro”, afirma a Apple.

A empresa revela que, no que concerne o desempenho gráfico, o M1 Pro supera os processadores de PCs mais recentes.

Segundo a Apple, o M1 Max é o melhor processador para notebooks

O M1 max é o maior chip fabricado pela Apple, com 57 bilhões de transistores. Créditos: Apple

Assim como o M1 Pro, o processador M1 Max possui 10 núcleos e 57 bilhões de transistores, além de contar com uma GPU de 32 núcleos, o que a Apple considera como o maior chip já fabricado pela empresa.

Além disso, segundo a Apple, a placa de vídeo do M1 Max possui um desempenho comparável às GPUs de alto nível de outros notebooks, mas, novamente, com um consumo menor de energia.

O M1 Max conta com uma placa de vídeo integrada com 32 núcleos. Créditos: Apple

A Apple afirma que o M1 é capaz de obter um tempo 13x mais rápido que outros dispositivos ao renderizar materiais complexos no Final Cut Pro.

ProRes

Como dito acima, ambos M1 Pro e M1 Max possuem um motor gráfico de mídia desenvolvido pela Apple que acelera o processamento de vídeos ao mesmo tempo em que maximiza a vida útil da bateria do sistema.

Créditos: Apple

Há também uma aceleração dedicada para o codec de vídeo profissional, o ProRes, que permite a reprodução simultânea de vídeos em 4K e 8K utilizando pouca energia.

Segundo a Apple, o M1 Max ainda supera o Pro, entregando uma codificação de vídeo 2 vezes mais rápidas, pois conta com dois aceleradores ProRes.

Por fim, os dois novos chips contam com motores neurais de 16 núcleos para acelerar operações de machine learning, uma nova engine de tela que permite utilizar displays externos, controles adicionais de Thunderbolt 4 e uma nova ferramenta de segurança.

Sobre o Autor

Redes Sociais: