Tim Cook completa 10 anos no comando da Apple

Por: Felipe Alencar

Há exatamente 10 anos, Steve Jobs deixou o posto de CEO da empresa que ele criou e colocou em seu lugar Tim Cook. Apenas 2 meses depois, Steve Jobs faleceu e, com isso, passou o futuro da Apple para as mãos do seu sucessor.

Tim Cook precisou assumir o comando da Apple em tempos conturbados, quando Steve Jobs ainda lutava com um câncer pancreático e o futuro da empresa parecia ainda incerto. Nesse momento muitos se perguntaram qual seria o caminho que ele tomaria. Cook iria seguir os passos de Jobs ou criaria uma nova visão para o futuro da Apple?

Leia também:

Manual do Apple II assinado por Steve Jobs é vendido por quase US$ 800.000
Apple pode estar divulgando informações falsas para impedir rumores

A trajetória de Tim Cook na Apple

Apenas um dia depois de se tornar CEO, Tim Cook enviou uma carta para os empregados da Apple avisando que, mesmo que Jobs não estivesse mais no comando, a Apple não iria mudar.

O primeiro produto lançado depois que Tim Cook se tornou CEO foi o iPhone 4S, em 2011, que aliás foi anunciado um dia depois da morte de Steve Jobs. Embora Steve Jobs tivessem acompanhado o desenvolvimento do aparelho, ainda assim foi o primeiro lançado no comando de Cook.

O primeiro iPhone que foi totalmente desenvolvido sob o comando de Tim Cook foi o iPhone 5, em 2012. Ele trouxe uma grande mudança para a história da Apple já que se tornou o primeiro aparelho, desde o iPhone 4 de 2010, a ganhar um novo design bastante diferente do anterior.

Ele chegou com um visual novo e por o primeiro iPhone a ter uma tela grande.

Depois veio o Apple Watch, que se tornou não apenas o primeiro produto completamente novo depois da morte de Steve Jobs, como também o primeiro novo produto sob o comando de Tim Cook. Na ocasião, em 2014, ele anunciou o relógio inteligente da empresa depois da famosa frase “One more thing”, que foi eternizada por Jobs para quando iria apresentar um produto revolucionário.

A segunda vez que isso aconteceu foi em 2017, o ano que marcou o décimo aniversário do primeiro iPhone. Nessa ocasião, a Apple apresentou ao mundo o iPhone X, com o maior redesign de toda história da Apple.

Nos anos que vieram depois, Tim Cook conseguiu liderar a Apple trazendo novos produtos e serviços e a elevou a ser a primeira empresa a valer US$1 trilhão. Ele já afirmou que não pretende se manter CEO da empresa por mais 10 anos, porém sua contribuição ainda não acabou.

Fonte: MacRumors

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Redes Sociais: