Preço das memórias DDR5 será até 60% mais alto que DDR4, prevê MSI

Preço das memórias DDR5 será até 60% mais alto que DDR4, prevê MSI

As novas CPUs da Intel de 12ª geração serão lançadas em breve, e com isso chega também a próxima geração de plataformas CPU com novas tecnologias para o mercado de computadores. Essas tecnologias incluem principalmente as memórias DDR5, conectividade PCIe 5.0 e maior adoção de padrões como Thunderbolt 4 e WiFi 6E.

A memória DDR5 é o maior recurso dos novos processadores Alder Lake da Intel, oferecendo mais largura de banda do que os módulos de memória DDR4 e com isso melhor desempenho. Além disso, as memórias DDR5 também são mais eficientes em termos de energia e de overclocking.

Leia também:

Samsung inicia produção em massa de memórias DDR5
Acer revela Predator Orion 7000, desktop gamer com memória DDR5 e RTX 3090

Intel preparou os processadores Alder Lake para serem compatíveis com DDR5 e DDR4

DDR5

Em um post recente, a MSI confirmou algo que muitas pessoas já esperavam: no lançamento, as memórias DDR5 terão um preço de 50 a 60% mais caro do que as memórias DDR4. Além disso, eles afirmaram que não esperam que o preço de ambas fiquem pareados em menos de 2 anos, no mínimo.

“Historicamente, a tecnologia de memória mais recente sempre chegou com valores maiores que 30-40% em relação à geração anterior. No entanto, desta vez, o DDR5 inclui componentes adicionais que aumentaram ainda mais os custos. Como resultado, esperamos preço 50-60% maior em comparação com o DDR4 no lançamento. Normalmente, leva cerca de 2 anos para atingir a paridade de preço com as gerações anteriores e esperamos que as tendências permaneçam semelhantes com os módulos DDR5 também.”

DDR5

Talvez por esse motivo, a Intel traz processadores Alder Lake com suporte para as duas memórias, tanto DDR4 quanto DDR5, permitindo que as fabricantes de computadores possam escolher a depender das especificações desejadas.

Isso faz com que as fabricantes e os consumidores possam usar os novos processadores sem serem obrigados a pagar os preços mais altos que virão com os novos tipos de memória DDR5. Vale ressaltar que os slots de memória DDR4 não são compatíveis com DDR5 e vice versa, então na hora da escolha é preciso se certificar de escolher o modelo Alder Lake que suporta o tipo certo de memória que será utilizada nos dispositivos.

Fonte: overclok3D

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X