PCC usa PlayStation Network para se comunicar, revela jornal

PCC usa PlayStation Network para se comunicar, revela jornal

A organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) está utilizando a PlayStation Network para que os integrantes do grupo possam se comunicar.

Segundo o jornal Estadão, os traficantes do PCC realizam uma party (recurso que permite a utilização do canal de voz e, portanto, serve para fazer chamadas), com os amigos da PSN.

As chamadas da PlayStation Network costumam ser protegidas por criptografia, ou seja, o conteúdo das conversas não podem ser acessados por ninguém além dos participantes.

PCC PlayStation Network

“ O que as redes sociais haviam embaralhado e subtraído da polícia na década passada — por meio da oferta de comunicação criptografada — os videogames ampliaram”, aponta a matéria do Estadão.

Além disso, segundo a matéria, o uso de videogames por organizações criminosas cresceu devido à desconfiança dos aplicativos de mensagens instantâneas por parte dos bandidos.

O método utilizado pelos integrantes do PCC é realizar um cadastro de cada membro na PlayStation Network e convidar outros membros, também integrantes da facção, para o seu canal de voz, sem ser necessário jogar algum jogo para executar esse recurso.

Além da PlayStation Network, PCC usa criptomoedas para driblar a justiça

Como é de conhecimento geral, as criptomoedas são protegidas por criptografia, dificultando, portando, o rastreio desses valores monetários.

Por isso, desde 2018, os traficantes do PCC, bem como outras organizações criminosas parceiras, começaram a utilizar doleiros para fazer operações com criptomoedas.

“Você ainda tem entrega física, em espécie, mas para que vou me arriscar se posso dar um comando no computador e colocar 2 milhões em uma conta na China, sem controle? O bitcoin não tem controle. Posso pegar uma exchange no Brasil, mas posso abrir uma conta através de uma offshore na França, na Inglaterra, na China”, afirmou Rodrigo Costa, delegado da Polícia Federal, ao Estadão.

Leia também: Polícia de SP prende quadrilha que se passava por call center de banco

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X