Em pesquisa vazada, Facebook admite o efeito negativo do Instagram em adolescentes

Em pesquisa vazada, Facebook admite o efeito negativo do Instagram em adolescentes

Os perfis de celebridades no Instagram costumam causar um efeito negativo auto-estima de seus seguidores adolescentes, de acordo com uma pesquisa interna feita pelo Facebook.

A pesquisa foi revelada pelo Wall Street Journal nesta semana, revisitando o debate sobre o impacto da cultura do lifestyle de ostentação por parte das celebridades em suas redes sociais.

O jornal americano vazou a pesquisa na última quarta-feira (29/09), que serviu como base a uma série de artigos publicados, no início do mês passado, informando que o Facebook tinha noção de que suas redes sociais, sobretudo o Instagram, prejudicavam a saúde mental de adolescentes do sexo feminino.

A pesquisa “Comparação Social no Instagram” entrevistou 100 mil pessoas entre março em abril, em nove países, que incluem os Estados Unidos, a Austrália e o Brasil.

Maiores celebridades do Instagram causam maiores estragos

Kevin McAlister, porta-voz do Facebook, afirmou que a pesquisa não pedia aos entrevistados para citar contas específicas de celebridades.

No entanto, os pesquisadores descobriram que as contas eram as mais vistas por pessoas que afirmaram ter altos ou baixos níveis de comparação social negativa no Instagram.

Essas contas de celebridade, embora a pesquisa do Facebook não revele, incluem a modelo e influencer Kim Kardashian e o cantor Justin Bieber.

O perfil do Instagram da modelo Kim Kardashian com mais de milhões de seguidores.

A Cantora Ariana Grande e a modelo Kendall Jenner, irmã de Kim Kardashian, também estão entre as celebridades cujos seguidores tinham mais sentimentos negativos de comparação social.

De acordo com os slides vazados, os pesquisadores do Facebook sugeriram que a empresa poderia realizar parcerias com as celebridades para reduzir a comparação social negativa.

Por outro lado, segundo a pesquisa do Facebook, os perfis do Instagram cujos seguidores tiveram menos comparação social negativa foram os do ator americano Will Smith, da comediante americana Ellen Degeneres e de Neymar, atleta do Paris Saint-Germain e da Seleção Brasileira de Futebol.

Facebook Instagram
À esquerda, a lista dos perfis das celebridades que mais afetaram psicologicamente os seus seguidores. Do outro lado, temos os perfis de Neymar e Cristiano Ronaldo no rol dos que tiveram menos impacto negativo.

A importância de adolescentes no Instagram para o Facebook

Algo vital para o Facebook é a expansão de sua base de jovens usuários, pois mais de 40% dos membros do Instagram são jovens de 22 anos ou menos. Além disso, nos Estados Unidos, cerca de 22 milhões de adolescentes acessam o Instagram diariamente.

Em contrapartida, o Facebook perde seu público jovem gradualmente, conforme aponta a pesquisa.

“O Instagram está bem posicionado para atrair os jovens e há um caminho para o crescimento se o Instagram possa continuar sua trajetória”, diz um dos pesquisadores.

Outra pesquisa feita pelo Facebook em 2020 afirma que 32% das garotas adolescentes se sentem mal pelos seus corpos, algo que foi intensificado pelo Instagram.

“Comparações físicas no Instagram podem mudar a forma como as garotas se veem”, aponta a pesquisa.

No entanto, em público, o Facebook assume uma posição contrária, afirmando que o Instagram, na verdade, não causa efeitos negativos em adolescentes.

O próprio Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, afirmou, em um depoimento ao Congresso Americano, que as pesquisas feitas pela empresa revelaram que “o uso de aplicativos sociais para se conectar com outras pessoas podem trazer benefícios à saúde mental”.

Vazamento de pesquisa desencadeia novo processo contra o Facebook

O vazamento da pesquisa do Wall Street Journal trouxe consequências terríveis ao Facebook.

Em uma audiência realizada ontem (30/09), o Senado dos Estados Unidos analisou a pesquisa interna sobre o efeito do Instagram na saúde mental de adolescentes, afirmando que o Facebook não é uma empresa confiável para agir de acordo com o que é considerado melhor para crianças e adolescentes.

O Senador Richard Blumenthal afirmou que o Facebook optou pelo crescimento financeiro em detrimento da saúde mental e bem-estar das crianças e adolescentes, definindo.

Além disso, Blumenthal alfinetou o Facebook dizendo que, novamente, a empresa não consegue se responsabilizar pelos seus erros.

Contudo, mesmo com a pressão do governo americano, assim como da imprensa e do público geral, o Facebook parece não querer abandonar essa postura.

Facebook Instagram
Antigone Davis, diretora global de segurança do Facebook, em depoimento ao senado americano via videoconferência

Antigone Davis, diretora global de segurança do Facebook, depôs ao Senado alegando que a empresa não é responsável pelos efeitos negativos em jovens.

“A verdade é que as crianças [e adolescentes]já estão no universo online, portanto, nós [Facebook] acreditamos que desenvolver ferramentas apropriadas para determinadas idades é muito melhor para os pais do que o que temos atualmente”, afirmou Davis.

Leia também: Instagram agora oferece atalho para WhatsApp

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X