Qualcomm anuncia aptx Lossless, codec para audio via Bluetooth com qualidade de CD

Qualcomm anuncia aptx Lossless, codec para audio via Bluetooth com qualidade de CD

A Qualcoom entende que o mundo da música está se tornando mais exigente, principalmente os audiófilos mais ferrenhos, e por isso está trazendo uma solução para agradar a todos e trazê-los para o mundo dos fones de ouvido ou headsets sem fio: o novo codec aptX Lossless.

Esse novo codec promete trazer uma nova tecnologia de reprodução de som que oferece áudio de alta qualidade para aparelhos sem fio via conexão bluetooth. A novidade é uma ótima chance para que as pessoas que preferem os fones com fio pela sua estabilidade e qualidade de som possam ter a chance de mudar para o mundo sem fio sem perder essas características.

Leia também:

Huawei lança no Brasil nova smartband e fones de ouvido Bluetooth
Sennheiser lança no Brasil o fone Bluetooth HD 250BT

Novo codec aptX Lossless tem limite de 1 Mbps

aptX Lossless

A Qualcomm promete que com o novo codec aptX Lossless, o áudio produzido via bluetooth terá uma qualidade de CD com 16 bits e frequência de 44,1 kHz, algo até então inédito nesse mercado.

Com isso, mais oportunidades podem surgir nessa indústria. Empresas que fabricam fones voltados para profissionais de áudio podem começar a oferecer também opções sem fio para quem quer essa experiência, já que ela traz bastante praticidade no uso.

A aptX Lossless facilita com que o smartphone possa transmitir a música em alta qualidade para os fones de ouvido sem fio ou headphones sem fio e esses aparelhos possam receber o áudio e decodificar sem que haja uma perda de qualidade durante essa transmissão.

aptX Lossless

Embora exista um limite de largura de banda de 1 Mbps da Qualcomm, ela garante que mesmo os arquivos bit-rate de 1,4 Mbps poderão ser reproduzidos em alta qualidade.

Com isso, o aptX Lossless apresenta uma tecnologia superior aos codecs aptX e aptX HD, que oferecem taxas de dados de 352 kbps e 576 kbps, respectivamente. Ele também consegue superar o codec LDAC desenvolvido pela Sony, que tem taxa de qualidade que alcança 990 kbps.

A nova tecnologia também permite que os aparelhos possam identificar de forma automática quais são os arquivos que estão sendo produzidos em qualidade de CD com áudio de alta qualidade e ativar o modo de áudio Lossless garantindo assim a melhor experiência de som.

Fone de ouvido precisa ter suporte

Snapdragon Sound

Para que o novo codec funcione de forma satisfatória, é preciso que o fone de ouvido, headphone ou headset sem fio tenham o suporte para a tecnologia Snapdragon Sound. Isso significa que por enquanto nenhum desses aparelhos sem fio que já estão a venda são compatíveis com ele ainda, então a novidade só virá nos próximos lançamentos.

Ainda assim, a novidade da Qualcomm significa um marco para quem gosta de ouvir música no smartphone com fones sem fio e prezam pela qualidade máxima do áudio. Até porque atualmente existem vários serviços de streaming de música que oferecem áudios com qualidade de CD como é o caso do Spotify, o Apple Music, o Amazon Music, Tidal, entre outros.

Ainda não foi anunciado nenhum fone de ouvido, headphone ou headset sem fio que já tem suporte para a tecnologia Snapdragon Sound e ao codec aptX Lossless, porém a previsão é que eles já comecem a ser lançados ainda em 2021.

Fonte: Qualcomm

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X