Google é o termo mais buscado no Bing

Google é o termo mais buscado no Bing

O Google está tendo que provar mais uma vez que o domínio do seu buscador no mercado acontece pela preferência dos próprios usuários e não por causa de práticas anticompetitivas. A Gigante de Mountain View, que já tinha recebido a maior multa antitruste imposta pela União Europeia, provou que o termo “Google” é o mais procurado no buscador Bing, da Microsoft.

Leia também:

Como limpar o histórico de pesquisa do Google no celular
Google pagará quase US$ 15 bi à Apple para se manter como buscador padrão do iPhone, iPad e Mac

Google é popular por escolha dos usuários

google

Essa informação foi apresentada no Tribunal Geral da EU em Luxemburgo pelo advogado da Alphabet, a dona do Google, Alfonso Lamadrid. Ela teve como objetivo mostrar que o buscador do Google é popular por escolha dos usuários e não porque são forçadas a usá-lo.

“As pessoas usam o Google porque optam por ele, não por serem forçadas”, alegou o advogado. “A fatia de mercado detida pelo Google no segmento de buscadores é condizente com consultas públicas, mostrando que 95% dos usuários preferem a ferramenta da gigante.”

Embora seja já um argumento utilizado em 2018 pelo CEO da Google, Sundar Pichai, a empresa insiste em provar isso. Na época a luta era para comprovar que o sistema operacional da empresa, o Android, não era um caso antitruste. Não deu muito certo, já que a empresa recebeu a maior multa já emitida pela União Européia, de US$5 bilhões.

google

O Tribunal tomou essa decisão ao acreditar que a empresa tenha abusado do domínio de mercado do seu sistema operacional de diversas formas, inclusive quando configurou o Google como o motor de busca padrão dos smartphones com Android.

Agora a Google está mais uma vez diante do Tribunal, dessa vez para provar que o seu mecanismo de busca não faz parte de nenhuma prática anticompetitiva. Mesmo que a afirmação de escolha dos usuários não tenha surtido efeito há 4 anos, a empresa ainda continua batendo na mesma tecla.

Segundo eles, seu buscador é responsável por mais de 90% do tráfego de pessoas simplesmente porque os usuários têm preferência nele, e não porque são forçados a isso.

Buscador do Google oferece mais resultados

google

Verdade seja dita, a Google já realiza ações em seu buscador para melhorá-lo há muitos anos, desde quando a internet teve início, e mesmo naquela época a empresa já se esforçava para apresentar o máximo de páginas possíveis em suas buscas, como apontou o Gizmodo.

Por isso, ela acabou superando os seus concorrentes nesse quesito. Essas ações vêm sendo tomadas desde sempre e por isso nos últimos anos mais e mais sites são indexados na plataforma. Em 2013 o número de páginas cadastradas era de mais ou menos 30 trilhões. Em apenas 3 anos esse número praticamente quadruplicou, passando para 130 trilhões.

Esses detalhes como também uma página mais limpa e o famoso doodle com comemorações divertidas fazem com que muitos usuários de fato escolham o buscador do Google ao invés de concorrentes. Como ele é padrão de diversos sistemas, as pessoas encontram facilmente o que precisam nele, então nem se incomodam em procurar por outra opção, o que, por outro lado, também é um fator que ajuda com que ela tenha todo esse domínio e força.

Fonte: Bloomberg

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X