Tesla anuncia o D1, chip de IA com 50 bilhões de transistores e 10 TB de largura de banda

Tesla anuncia o D1,  chip de IA com 50 bilhões de transistores e 10 TB de largura de banda

A Tesla já está no ramo de chips próprios de inteligência artificial há cerca de 2 anos, quando começou a implementá-los em seus veículos autônomos. Agora, a empresa dá mais um passo nessa caminhada ao revelar que está trabalhando em um novo chip de IA que será voltado para o treinamento de redes de IA, o chamado D1.

Esse novo componente já fará parte do sistema do supercomputador Dojo, que deverá entrar em operação no ano que vem, segundo as expectativas de Elon Musk.

Leia também:

Apple e Intel planejam o lançamento de chips com 3 nanômetros
Venda de chips gráficos dispara apesar do problema de estoque

Um chip de IA poderoso

chip de IA

Quem falou um pouco sobre o novo chip de IA foi Ganesh Venkataramanan, diretor sênior de hardware do piloto automático da Tesla. Ele afirmou que o novo processador terá uma arquitetura de produção de 7 nm, área de matriz de 645 mm², 50 bilhões de transistores, 354 nodes baseados em CPU superescalar de 64 bits com 4 núcleos e até 362 teraflops de capacidade de processamento.

Por isso, o D1 chega em peso para competir com produtos poderosos da Intel, da NVIDIA e da Graphcore.

Ganesh explicou que um único bloco de treinamento será formado por 25 unidades do D1 e que 120 blocos totalização mais de 1 exaflop. Isso torna o D1 um dos equipamentos que suportam FP32, BFP16, CFP8, INT32, INT16 e INT8 mais rápidos do mundo. O executivo também afirmou que eles começarão a montar os primeiros gabinetes em breve.

O poder do D1

chip de IA

Os novos processadores D1 ajudarão os modelos a ter um reconhecimento ainda mais aprimorado usando uma grande variedade de itens que serão capturados através das câmeras dos veículos Tesla. Isso tudo vai exigir um grande trabalho de computador e, com essa evolução pretendida com o D1, esses produtos conseguirão atingir um novo nível de autonomia.

Atualmente é possível obter o complemento Full Self-Driving Capability, que traz capacidades de autonomia para que o veículo possa mudar de faixa, percorrer rodovias, entrar e sair de vagas de estacionamentos e mais, tudo sem praticamente nenhuma intervenção humana. Com o D1, o que se espera é que eles sejam capazes de circular pelas ruas de forma automática.

Mas o primeiro passo para alcançar tudo isso é que o Dojo realmente cumpra o que promete e faça sucesso com sua largura de banda de até 10 TBps.

Fonte: VideoCardz

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X