Samsung desenvolve RAM DDR5 de 512 GB com velocidade de até 7.2 Gbps

Samsung desenvolve RAM DDR5 de 512 GB com velocidade de até 7.2 Gbps

A nova memória RAM DDR5 foi apresentada ao mundo no ano passado, chegando como uma revolução e um avanço notável desse tipo de memória ao oferecer uma melhoria na velocidade de leitura, na capacidade e no desempenho.

Desde então, alguns fabricantes já começaram a apresentar suas próprias memórias DDR5, e dessa vez quem ganha destaque nessa categoria é a Samsung. A empresa já revelou um pouco mais sobre suas novas memórias DDR5-7200, que estão sendo produzidas com foco no uso em data center.

Leia também:

Team Group anuncia sua primeira memória DDR5
Kingston lançará sua primeira memória DDR5 no terceiro trimestre

Nova memória DDR5 Samsung com melhorias

DDR5

A nova memória da Samsung chega com um design de DRAM, o que chamou bastante atenção. Com isso, ela oferece 8 camadas de funções em cada chip, que são feitas em 8-Hi TSV (Through-Silicon-Vias).

Cada stack tem apenas 1,0mm de altura e com isso cada pente pode ter até 20 chips de memórias armazenados nos dois canais principais. A tecnologia DDR5 TSV ainda conta com a ajuda com a técnica de manuseio de wafer fino, que faz com que o espaço entre as matrizes seja 40% menor.

Isso tudo faz com que as novas memórias Samsung DDR5-7200 tenham ótimas melhorias e avanços quando comparadas ao DDR4. A própria fabricante já anunciou que quando estão operando nas frequências básicas, esse pentes conseguem alcançar velocidades de até 7.2 Gbps em uma tensão elétrica de 1,1V.

DDR5

Isso faz com que seu desempenho seja até 30% maior e que a velocidade seja até 2.2 vezes mais rápida, e tudo isso com o dobro de memória e uma voltagem 0,92 vezes menor quando comparada ao DDR4. Outra melhoria é que a nova memória tem uma eficiência de barramento 18% maior do que a DDR4 graças ao recurso PMIC (PoweR Management In-Chip).

Tecnologias, aliás, são bem utilizadas no novo projeto. É o caso da interconexão livre de erros para TSVc e até mesmo um resfriamento com melhor capacidade através de um fluxo de ar mais baixo.

A Samsung informou ainda que seus novos pentes de memória DDR5-7200 virão com limite de 512 DDR5, porém não serão sempre assim. A empresa tem planos para criar pentes de memória RAM voltados para servidores de próxima geração com capacidade de Terabytes. Isso deve acontecer em um futuro não muito distante, já que segundo a própria Samsung, a memória DDR5 se tornará um padrão no mundo dos computadores ainda em 2023 ou 2024.

Fonte: Guru3D

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X