Intel revela detalhes sobre os processadores Alder Lake

Intel revela detalhes sobre os processadores Alder Lake

A Intel realizou nesta quinta-feira (19) o evento Architecture Day 2021, que se tornou palco para vários assuntos da empresa. Aproveitando o momento, a Intel trouxe mais informações sobre sua 12ª geração de processadores, os chips Alder Lake. Eles trazem núcleos mais econômicos e com alto desempenho.

Leia também:

Intel Arc: esse é o nome da linha de placas de vídeo gamer da gigante de Santa Clara
Intel será a primeira a utilizar a litografia de 3nm da TSMC

Intel Alder Lake são híbridos

Alder Lake

Um dos destaques dos chips Alder Lake é que eles trarão uma das maiores mudanças em relação a arquitetura dos processadores da Intel, que é a abordagem híbrida. Por causa disso, eles não terão núcleos iguais, e com isso prometem melhorar a eficiência energética do computador.

Para isso, os chips Alder Lake terão núcleos de alto desempenho e também núcleos econômicos que são capazes de dar conta de tarefas mais simples de forma satisfatória. A estratégia lembra bastante a tecnologia big.LITTLE que está presente nos processadores com a arquitetura ARM.

Dessa forma, as tarefas que são mais exigentes são processadas pelos núcleos com mais potência, enquanto as tarefas mais simples são processadas pelos núcleos econômicos. Esse tipo de abordagem foi utilizada nos chips Lakefield da Intel, usados no notebook Galaxy Book S da Samsung. Porém, nesse caso, são 4 núcleos econômicos e apenas 1 de alto desempenho, então a performance não é exatamente das melhores.

Talvez por isso os processadores Lakefield foram descontinuados, porém a Intel ainda traz mais essa ideia de chip híbrido para os novos chips Alder Lake. A diferença é que, dessa vez, ela será feita de forma mais sofisticada.

Para isso, ela vai combinar núcleos Efficient que são mais econômicos e que tem 40% mais desempenho em relação ao SkyLake, e os núcleos Performance que tem 19% mais de desempenho com os núcleos Cypress Cove dos processadores Intel Core de 11ª geração.

Os novos chips da 12ª geração de processadores Intel Core serão anunciados oficialmente ainda em 2021.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X