Valeu Demais: YouTube adiciona um novo recurso de monetização

Valeu Demais: YouTube adiciona um novo recurso de monetização

O YouTube anunciou ontem (20) o Valeu Demais (Super Thanks, em inglês), sua nova ferramenta de monetização. O Valeu Demais permitirá que o público dê o seu suporte, através de doações financeiras, aos seus criadores de conteúdo favoritos.

Será possível ‘ovacionar’ os criadores de conteúdo escolhendo valores que variam entre US$ 2 e US$ 50. A plataforma de vídeo do Google informou que esses valores serão convertidos de maneira equivalente para a moeda de cada país.

Quando o usuário escolher por uma das quatro opções de preço, surgirá uma animação na tela com um comentário e o nome do usuário para parabenizá-lo pela ação. Além disso, o nome do usuário aparecerá abaixo do vídeo, na seção de comentários.

Os criadores de conteúdo poderão responder a essas mensagens assim como respondem aos comentários.

Valeu Demais YouTube
Créditos: YouTube

O Valeu Demais é a quarta ferramenta de pagamento feita diretamente pelos usuários aos criadores de conteúdo, no sentido de manter sua popularidade frente às outras plataformas com sistemas parecidos, como é o exemplo da Twitch.

Além da Twitch, o Instagram também conta com um recurso que permite que os usuários contribuam diretamente com os criadores de conteúdos da plataforma durante transmissões ao vivo.

No entanto, tendo em vista o foco no e-commerce, o Instagram não permite que os criadores recebam pagamentos por um post ou reels específico, diferentemente do que ocorre na Twitch e que será o formato do Valeu Demais.

Anteriormente, o YouTube testava o Valeu Demais sob outro nome, o Viewer Applause (Aplauso do Espectador, em tradução livre para o português). Agora, com o novo nome que remete a uma canção da popular banda baiana Chiclete com Banana, o Valeu Demais já está disponível em versão beta para Android, iOS e Desktop em 68 países.

Os criadores de conteúdo devem se inscrever no programa de acesso antecipado para habilitar o recurso Valeu Demais.

Valeu demais é a quarta ferramenta de monetização direta do YouTube

As outras três ferramentas de pagamento direto incluem a assinatura de membros de canais, que permite que os criadores ofereçam assinaturas mensais em vários níveis e com diferentes benefícios.

O Super Chat, presente em transmissões ao vivo é outra forma de contribuir diretamente com o produtor de conteúdo, sem que esse valor passe pelo Google, como um formato de gorjeta nessas transmissões.

A ferramenta Super Chat. Créditos: YouTube

Além do Super Chat, as lives do YouTube contam com os Super Stickers, figurinhas personalizadas do canal que podem ser compradas durante a transmissão.

No entanto, o Valeu Demais é a única ferramenta de monetização direta que pode ser feita em vídeos específicos do YouTube, em vez de ser exclusivamente para o canal ou para a transmissão de lives.

2020 foi o maior ano da monetização direta do YouTube

No ano passado, o YouTube obteve sua maior receita na divisão de bens digitais: mais de 10 milhões de usuários depositaram seu dinheiro em Super Chat, Super Sticker ou na assinatura de um canal.

Desse modo, em relação ao ano de 2019, houve um crescimento de três vezes mais no número de canais que obtiveram a maior parte do seu lucro através desses produtos.

Barabara Macdonald, gerente de produtos da divisão de Bens Digitais Pagos do YouTube afirma o Valeu Demais é uma resposta a esse novo comportamento dos usuários.

Além disso, segundo Macdonald, o YouTube ficará com 30% dos pagamentos diretos aos criadores, enquanto a Twitch garante a metade dos lucros dos streamers da plataforma.

Você também deve ler: YouTube testa tradução automática de títulos e legendas para português

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X