Smartphones Android muito antigos perderão suporte ao Google Play Services

Smartphones Android muito antigos perderão suporte ao Google Play Services

É comum que, com o passar do tempo, as versões mais antigas de sistemas operacionais comecem a ficar defasadas e, com isso, perca suporte para atualizações e aplicativos. É o caso do Jelly Bean, uma versão do Android lançada há cerca de 9 anos e que em breve não terá mais suporte do Google Play Services.

Leia também:

Aplicativo do Google trava em smartphones Android; veja como resolver
Android 12 é anunciado; confira as novidades

Versão do Android tem mais de 9 anos

O anúncio foi dado pelo próprio Google, então já é oficial. Com isso, os aparelhos que rodam o Android Jelly Bean receberão a última atualização no mês que vem. A primeira aparição do Jelly Bean aconteceu em junho do ano de 2012. Ele trouxe novidades para a época, como sempre acontece, como o Google Now, além de melhorias.

jelly bean

Ele faz parte das versões conhecidas como 4.1, 4.2 lançada em outubro do mesmo ano e 4.3 lançada em abril de 2013. Já a versão 4.4 passou a ser a KitKat e que ainda continua recebendo suporte e atualizações do Google Play Services.

Para isso, o Google orientou que os desenvolvedores começassem a usar API a partir do nível 19. “Se seu aplicativo ainda tem um número significativo de usuários em dispositivos mais antigos, você pode usar o suporte a vários APKs no Google Play para entregar um APK que usa o Google Play Services [de versão]21.30.99”.

Com isso, o Android Jelly Bean recebe sua última atualização no final de agosto. A partir daí os smartphones que rodam a versão do Android, seja 4.1, 4.2 e 4.3 não terão mais nenhuma atualização. O Google anunciou que o aplicativo continua funcionando com as funções que dependem dos recursos atuais e que já estão disponíveis nele.

Fim das atualizações para o Google Play Services

Google Play Services

Essa decisão do Google foi justificada pela pouca adesão dessas edições do Android nos smartphones atualmente. Segundo a empresa ela não afetará muitas pessoas, visto que apenas 1% dos smartphones ativos até julho de 2021 têm o Android Jelly Bean instalado.

“A plataforma Android Jelly Bean (JB) foi lançada pela primeira vez há 9 anos. Desde então, o Android lançou uma série de melhorias e recursos que nem todos são retroativos para o Jelly Bean. Isso resulta em maior tempo do desenvolvedor e do controle de qualidade gasto em novos recursos que requerem tratamento especial”

O Google Play Services é um aplicativo importante que está presente em praticamente todos os aparelhos móveis da empresa, seja smartphone ou tablet. Ele é o responsável por fazer a conexão entre os aplicativos instalados com a conta do Google, e isso ajuda a sincronizar os dados entre eles. Para os desenvolvedores, ele é uma ajuda na hora de criar aplicativos para o sistema operacional.

Fonte: XDA-Developers

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X