Android 12 é anunciado; confira as novidades

Android 12 é anunciado; confira as novidades

A Google aproveitou o seu evento para desenvolvedores Google I/O hoje para anunciar as novidades do Android 12 e o que vai chegar com a nova versão do sistema operacional. Uma dela é o novo design, além de melhorias de privacidade, segurança e novidades nos aplicativos da empresa.

Um novo visual

O novo design do Android 12 é baseado em um sistema chamado de “Material You”. Ele traz novo botões em bolha, cores que se adaptam ao tema do smartphone e animações mais suaves. Segundo Sameer Samat, Vice Presidente da divisão de gestão de produtos, essa será a maior mudança de design na história do Android.

A ideia é trazer para o Android um visual mais colorido e divertido, com itens maiores e mais visíveis. A empresa inclusive prometeu que, com o passar do tempo, irá começar a incorporar o Material You também em outros produtos, que vão desde a web até aplicativos e hardwares para o Android.

As novidades em relação ao visual do Android chegam puras nos aparelhos da própria empresa, os Pixels. Em relação a outros aparelhos de fabricantes diferentes, pode ser que esse design sofra algumas modificações, como sempre acontece com o sistema operacional.

Um dos recursos mais interessantes que chega com o Android 12 e o novo Material You é que, quando você muda o papel de parede do seu smartphone, o sistema vai interagir e adaptar e com isso todas cores serão modificadas para combinar com esse tema.  Ou seja, ele vai procurar por cores dominantes e complementares e automaticamente aplica-las nos botões e painel.

A tela de bloqueio também fará parte dessas mudanças. O relógio é grande e centralizado e quando não há notificações ele ficará ainda maior. E a cor dos números também fará parte do jogo de cores personalizados a partir do papel de parede.

Google também revelou um novo sistema de widgets, que promete melhorar o uso desses elementos nos smartphones. Os widgets que a empresa criou para seus aplicativos próprios também estão maiores e com um design mais divertido. E quando ele é arrastado na tela, sua cor de fundo é automaticamente modificada para ficar o mais parecido possível com o tema do papel de parede.

Siga o Hardware.com.br no Instagram

Botões maiores e animações melhores

Para quem já viu as fotos do Android 12, com certeza já percebeu que os elementos estão maiores, mais redondos, e com animações divertidas e mais fluidas. Isso torna o sistema mais acessível, porém ao mesmo tempo limita mais o número de apps e botões visíveis na tela.

Mas vale a pena. Alguns recursos ficarão mais fáceis de acessar como, por exemplo, os níveis de volume. As animações já são algo mais visual do que realmente prático, e deixa tudo com um ar mais moderno. E para lidar com essas animações, Samat revelou que o time do Android otimizou como esses elementos são trabalhados na tela. As janelas e o gerenciador de pacotes agora usam 15% menos do processador, e as interrupções também diminuíram.

Essas mudanças no visual também chegam na tela de configurações rápidas. Agora as notificações estão mais organizadas e, assim como o resto do visual, grandes e acessíveis. Assim fica mais fácil de ler, expandir ou apagar. Notificações semelhantes se unem em grupos para melhor organização.

Privacidade melhorada para câmera, microfone e localização

Outro aspecto importante do Android 12 é que ele chega com melhorias nos recursos de privacidade. Dessa vez quem ganha destaque com essas melhorias são os acessos à câmera, ao microfone, e à localização.

A novidade é um ponto luminoso verde que aparece no canto superior direito da tela e indica quando a câmera ou o microfone forem ativados ou estiverem em uso por algum aplicativo.

Quando um aplicativo quiser usar um dos dois, o Android irá mostrar uma janela pedindo autorização para ligar ou não. Caso você escolha não ligar, o aplicativo vai “pensar” que tem acesso a câmera e ao microfone, mas na verdade não terá.

Já em relação a localização, o Google adicionou mais uma opção de acesso que você pode permitir para um aplicativo. Além de poder limitar o acesso a apenas uma vez ou só quando o aplicativo estiver aberto, você vai poder escolher se quer que ele tenha acesso a uma localização aproximada ou se quer uma localização precisa.

A opção de localização aproximada tem menos precisão, e o aplicativo vai saber mais ou menos onde você está e pode ser usado para descobrir estabelecimentos próximos ou previsão do tempo, por exemplo. Já a localização precisa mostra exatamente onde você está, o que é importante para aplicativos de entrega.

Outra novidades lançada pelo Google é um novo recurso que te mostra mais informações de acesso, como se ou quando a câmera ou o microfone foram ativados nas últimas 24 horas, além de revelar detalhes como quantas vezes isso aconteceu e quais aplicativos foram responsáveis.

Outros recursos

O Android 12 também traz mais novidades como a possibilidade de tirar capturas de telas (prints) de telas completas. Quando você for tirar um print e quiser capturar toda a página, o sistema vai rolá-la automaticamente até o final para ter acesso a todo o conteúdo.

O Google também revelou que já está trabalhando em recursos para melhorar a integração do sistema com lojas de aplicativos de outras empresas. Além disso, também vai ter uma integração melhor com o Chrome OS, que é o sistema operacional da empresa encontrado nos Chromebooks.

Quem tem sistemas com Android TV vai gostar de saber que o Android 12 virá com um controle remoto integrado para facilitar o gerenciamento desses aparelhos. Os smartphones Pixels, que são da Google, ganham ainda uma melhoria na câmera que fará com que fotos com pessoas negras tragam mais fidelidade.

Quando chega?

Como sempre, os primeiros smartphones a receberem o novo Android 12 serão os Pixels. Já os outros dependem das suas fabricantes. De acordo com Samat, a empresa já está trabalhando com mudanças que ajudam a diminuir essa espera. A cada ano, a melhora na rapidez de atualizações melhora em 30%.

Muitas empresas estão conseguindo trazer essas atualizações mais rápido como a Samsung, porém essas melhorias são devagar, principalmente para aparelhos mais antigos. Ainda tem aparelhos que só agora estão recebendo o Android 11.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X