Kaspersky alerta sobre falsos instaladores do Windows 11 com malware

Por: Felipe Alencar

O Windows 11 está chegando cheio de novidades e embora ainda esteja em sua fase de testes, muitas pessoas querem já ter um gostinho de como ele será. A forma mais segura e correta de fazer isso é participar do programa Windows Insider da Microsoft e instalar o Windows 11 diretamente de lá.

Porém, outros sites prometem o instalador do Windows 11 de formas não oficiais, e é a partir deles que alguns criminosos estão distribuindo malwares. Ao fazer download do instalador falso, a vítima acaba instalando programas intrusos que infectam o computador.

Leia também:

Windows 11 terá versão com suporte de 5 anos
Função do Windows 11 para otimizar jogos vai ser lançado também no Windows 10

O golpe foi descoberto por pesquisadores de segurança do antivírus Kaspersky, que informaram que “Embora a Microsoft tenha tornado o processo oficial de download e instalação do Windows 11 bastante simples, muitos usuários ainda visitam outras fontes para baixar o software, que muitas vezes contém programas maliciosos oferecidos por cibercriminosos e não o sistema operacional”

Instalador do Windows 11 falso e perigoso

De acordo com esses pesquisadores, o arquivo falso que se passa pelo instalador é o “86307_windows 11 build 21996.1 x64 + activator.exe”. Ele tem mais ou menos 1,7 GB e boa parte desse espaço é tomado por arquivos DLL cheios de informações inúteis apenas para passar por um programa mais pesado.

Quando a vítima abre o arquivo, ela dá de cara com um instalador que promete fazer o download e instalar o novo Windows no computador. É nesse momento que os programas maliciosos são instalados e eles vão desde adware (aplicativos que mostram várias propagandas em sites) até mesmo trojans e programas para descobrir o login e senha do usuário.

Segundo a Kaspersky, seus programas antivírus já conseguiram identificar milhares de tentativas de invasão e infecção, todas elas provenientes desse instalador falso. Por enquanto para quem quer testar o Windows 11, a melhor alternativa é entrar no programa Windows Insider ou esperar que a Microsoft lance uma ISO oficial.

Fonte: PCGamer

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Redes Sociais: