DroneGun Tactical é a arma para “derrubar” drones aprovada pela Anatel

DroneGun Tactical é a arma para “derrubar” drones aprovada pela Anatel

Drones podem alcançar praticamente qualquer local, mas nem sempre essa liberdade é bem vista. Por isso, o mercado já conta com algumas soluções para impedir que esse tipo de situação aconteça, como é o caso do DroneGun Tactical. Ele tem o formato de uma arma grande, mas cumpre o que promete: impede a aproximação de drones.

Essa solução em específico está ganhando destaque aqui no Brasil porque ela foi homologada pela Anatel e já pode ser adquirida no país.

Leia também:

1.500 drones fazem QR Code gigante no céu e ele funciona para baixar um app
Samsung inicia entrega de aparelhos Galaxy via drones na Irlanda

Evitando a aproximação de drones

drone

Na teoria, o uso parece bastante simples. Basta apontar para o drone e ativar os sinais de radiofrequência através do gatilho. Na prática, entretanto, é preciso que quem vá operar o aparelho tenha um treinamento específico, até porque ele requer algumas configurações a depender da situação.

Os sinais de radiofrequência são usados para que o drone perca a comunicação com o seu controlador. Na maioria dos casos o que acontece é que o drone faz um pouso seguro nessa situação. Caso o DroneGun Tactical não tenha sido programado para afetar também o GPS, também é possível que o drone retorne para o ultimo local sobrevoado para tentar recuperar a comunicação com o controlador.

A fabricante australiana, DroneShield, afirma que seu produto consegue desativar drones que estejam a uma distância de mais de 1 quilômetro. Ele pode ser utilizado durante 2 horas seguidas após uma recarga completa e também funciona para afastar vários modelos de drones.

Ele pode ser usado com diversas finalidades, seja para impedir filmagens indevidas ou não autorizadas ou até mesmo controlar a carga, impedindo assim a aproximação de drones quem liberam explosivos, por exemplo.

Aqui no Brasil a homologação pela Anatel foi feita através de uma solicitação feita pela Pirâmide Tecnologias. É uma empresa que já vende em seu site equipamentos de segurança de modo geral, desde drones até dispositivos antidrone. Ela tem clientes diversos, incluindo a Polícia Federal do Rio de Janeiro, que já obteve designadores laser através de pregão.

Já a DroneShield oferece outras opções para bloquear drones, incluindo uma versão compacta chamada de DroneGun MKIII, que parece mais uma pistola. Esse e outros aparelhos do estilo ainda não foram homologados por aqui e não se sabe se ou quando isso acontecerá.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X