Descoberto bug estranho no iPhone que trava as redes Wi-Fi

Descoberto bug estranho no iPhone que trava as redes Wi-Fi

Carl Schou, um pesquisador de segurança, descobriu um bug um tanto inusitado no iPhone. Esse bug faz com que a internet Wi-Fi seja desativada ou trave quando o aparelho se conecta a uma rede que tenham o símbolo de porcentagem (%) no nome. Esse erro persiste mesmo depois de reiniciar o aparelho e por enquanto não conta com uma solução.

Leia também:

Rumor: Apple deve colocar bateria maior e 5G mais rápido no iPhone 13
iPhone dobrável será lançado em 2023, prevê analista

Bug na rede Wi-fi do iPhone

Carl Schou já tinha descoberto e até mesmo postado no Twitter sobre esse bug ainda em 19 de junho, quando percebeu pela primeira vez. Naquela época, ele verificou que, ao conectar o iPhone em uma rede que tinha o nome %p%s%s%s%s%n, o Wi-fi do aparelho foi desabilitado do nada.

 

Além de ficar sem internet quando isso acontece, alguns usuários também relataram que perderam acesso a alguns serviços como AirDrop. De acordo com o 9to5Mac, esse bug acontece porque o símbolo de porcentagem é usado na programação para formatar algumas variáveis em strings de saída.

“Em C, o especificador ‘%n’ é usado para salvar o número de caracteres que foram escritos na string de formato. O subsistema do Wi-Fi provavelmente passa o nome da rede Wi-Fi (SSID) não tratado para alguma biblioteca interna que realiza a formatação da string, o que, por sua vez, causa uma gravação de memória arbitrária e sobrecarrega o buffer. Isso levará à corrupção da memória, e o vigia do iOS encerrará o processo, desabilitando o Wi-Fi para o usuário”.

Schou entrou em contato com a Apple, mas até agora não obteve nenhuma resposta. Como solução, ele aconselha editar manualmente um backup do iPhone e remover os nomes que estão corrompidos da lista de redes conhecidas do sistema operacional.

Outras pessoas também afirmam que apagar as redes Wi-Fi pelas Chaves do iCloud em um Mac também pode ser uma solução.

Fonte: The Verge, 9to5Mac

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X