El Salvador se torna o primeiro país a aprovar Bitcoin como moeda corrente

El Salvador se torna o primeiro país a aprovar Bitcoin como moeda corrente

Nesta quarta-feira (9) o congresso de El Salvador oficializou o bitcoin como uma moeda nacional. Dessa forma, El Salvador torna-se o primeiro país do mundo a considerar a criptomoeda bitcoin como uma moeda oficial e nacional. A ideia foi do presidente Nayib Bukele, que fez um projeto de lei que foi posteriormente aprovado pelo congresso salvadorenho.

De um total de 84 parlamentares, 62 foram a favor de tornar o bitcoin como uma moeda nacional. Por terem a maioria na votação, o projeto de lei do presidente acabou sendo aprovado. Agora a preocupação é em saber como essa mudança afetará a relação do país com o Fundo Monetário Internacional.

Vantagens de adotar o bitcoin como moeda nacional

A ideia do presidente salvadorenho é usar o bitcoin como reserva de valor e também em transações internacionais. O uso da criptomoeda deverá facilitar as transações internacionais. Sem falar que vai diminuir os custos do governo com taxas, que são pagas em cada uma dessas transações.

Bitcoin

Para você ter uma ideia, mais ou menos 20% de todo o PIB de El Salvador é composto por remessas que migrantes enviam de volta ao país. Entretanto, a burocracia e os trâmites atuais do país tornam o processo bem demorado e custoso. Cada remessa pode ser taxada em até 10%. No final, isso dá uma boa quantia em dinheiro paga somente em taxas e impostos.

Ao usar o bitcoin, o dinheiro não passa por bancos e nem será taxado. O custo da transação é fixo, com o valor definido pelo blockchain da criptomoeda. Além disso, há mais rapidez na transação internacional, que não sofrerá com a burocracia dos métodos tradicionais.

Esse é um importante precedente para que, no futuro próximo, outros países também incorporem as criptomoedas em seu sistema financeiro. Obviamente que o dólar continuará sendo a moeda nacional de El Salvador. O bitcoin ainda é muito volátil e instável. O dólar continuará sendo usado para manter a economia salvadorenha estável e o bitcoin será usado nas transações internacionais.

Uso do bitcoin

Em um tweet, o presidente de El Salvador defendeu o uso do bitcoin: “O bitcoin vai trazer inclusão financeira, investimentos, turismo, inovação e desenvolvimento econômico para o nosso país”.

Além das transações internacionais, os cidadãos poderão usar a criptomoeda de forma opcional. O governo também criou um programa junto ao BANDESAL, uma espécie de Banco Central do país, que faz a conversão de bitcoin para dólar no momento da transação.

Ainda segundo as diretrizes do projeto de lei aprovado pelo Congresso, as empresas serão obrigadas a aceitar bitcoin como pagamento por bens e serviços. Outra coisa que poderá ser paga com bitcoin serão os impostos e demais tributos. O bitcoin começará a ser usado como moeda corrente em 90 dias.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X