Memórias RAM podem ficar ainda mais caras

Memórias RAM podem ficar ainda mais caras

De acordo com um novo relatório, a memória RAM para o seu PC ou para outros dispositivos pode ficar consideravelmente mais cara em um futuro próximo. Esta não é a primeira vez que ouvimos uma previsão desse tipo. Mas, neste caso, os possíveis aumentos são preocupantemente maiores do que as previsões anteriores.

Leia também
Como escolher a memória RAM ideal para sua configuração
Memória RAM: preço irá aumentar em até 18% no segundo trimestre

O novo relatório foi feito pela DigiTimes, baseado em um artigo da Seeking Alpha. Nos contratos firmados entre as fabricantes e as empresas compradoras, os preços de memória RAM terão picos estimados entre 10% a 20% no terceiro trimestre de 2021, segundo fontes da indústria. Aparentemente, o preço dos módulos de memória pode aumentar em até 25%, dependendo do kit que você está procurando.

A previsão anterior, feita em abril pelo analista da Trendforce, estimou que o preço da memória RAM poderia subir de 23% a 28%. Além disso, esses aumentos poderão começar já no segundo trimestre de 2021. Ou seja, o trimestre que estamos agora.

De qualquer forma, se você está pensando em comprar módulos de memória RAM, parece prudente fazer essa troca agora, visto que ficará muito mais caro se essas previsões forem acertadas. Some a isso o valor do dólar nas alturas e você tem o preço de todos os componentes de hardware subindo.

Os motivos para o aumento

Então, o que está motivando esse aumento por parte da indústria? Naturalmente, as pressões da escassez de componentes relacionados à pandemia estão surtindo efeito. Além, é claro, do aumento da demanda por módulos DRAM (lembre-se, as vendas de PCs estão em alta). Some a isso o fato de que os fabricantes de memória estão em processo de transição para RAM DDR5 e temos o aumento natural dos preços desse componente.

memória RAM

Tenha em mente também que por mais que o preço da RAM acabe aumentando – e é muito fácil acreditar que haverá pelo menos algum aumento no preço, dado os fatores já citados – não se trata apenas do custo de módulos ou kits de memória avulsos. Os fabricantes de notebooks também pagarão mais pela RAM que vai dentro de seus dispositivos portáteis e, claro, o cliente acabará por arcar com o custo disso. Lembre-se que os smartphones também são afetados por isso.

Infelizmente, a memória RAM não é o único componente do PC a subir de preço. Os discos rígidos e SSDs estão indo pelo mesmo caminho, sem mencionar outras peças de hardware. Os problemas para obter placas de vídeo são bem conhecidos, bem como de processadores, com a famigerada crise dos chips. O quadro geral realmente não é bonito, especialmente para aqueles que estão pensando na possibilidade de montar seu próprio PC.

Fonte: Tom’s Hardware

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X